No Congo, FJU promove evento para conscientizar os jovens

Encontro contou com apresentações artísticas e doações escolares

Imagem de capa - No Congo, FJU promove evento para conscientizar os jovens

Você já observou quantos problemas sociais podem surgir por causa das más amizades?

Diariamente, os noticiários estampam as tragédias ocasionados pelas drogas, pela prostituição, pelo crime, entre outros males.

Só para ilustrar, segundo o “Relatório Mundial sobre Drogas 2019”, divulgado pela United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), no mundo inteiro, há mais de 35 milhões de pessoas que sofrem transtornos pelo uso de tóxicos.

E muitos dos personagens que compõem essas trágicas histórias são jovens. Isso acontece porque as amizades influenciam fortemente o comportamento de quem está nessa fase da vida.

Mude a sua mente

Foi por este motivo que 11 voluntários do grupo Força Jovem Universal (FJU), da cidade de Brazzaville, no Congo (no continente africano), promoveram o encontro “Mude a sua mente para uma juventude sem vícios”.

Os mais de 300 participantes foram conscientizados de que o principal problema de muitos jovens está na maneira como eles pensam. Portanto, o primeiro passo para se alcançar uma vida feliz, é mudar a mentalidade.

“Nosso objetivo é alcançar você, jovem, que é até mesmo considerado um ‘caso perdido’. E estamos aqui para lhes mostrar que existe uma saída, ou seja, quando você mudar sua forma de pensar, tudo na sua vida poderá mudar também”, aconselhou, aos participantes, o Pastor Mário Francisco Cumbane, responsável pelo FJU no país.

Nesse ínterim, o Pastor Mário explicou para os jovens que esta é uma orientação bíblica (Romanos 12:2). Em seguida, ele realizou uma oração em favor deles.

Investindo nos jovens

Além da mensagem de fé, o encontro contou com a doação de 20 bolsas de estudos para cursos profissionalizantes, além da entrega de materiais escolares.

Igualmente, o projeto “Arte e Cultura” do grupo FJU Congo apresentou danças e uma peça teatral. Além disso, também ocorreu a participação de um coral.

“Essa ação foi importante, pois além de ter proporcionado diversão para os jovens, conseguimos levar até eles a Palavra da Salvação. Atualmente, aqui no Congo, é comum os jovens dizerem ‘sim’ às drogas, aos vícios, à prostituição e, principalmente, aos vários grupos criminosos presentes nas ruas. Estes grupos praticam assaltos e travam entre si uma rivalidade mortal, sem qualquer motivo. É um problema enorme para a sociedade”, explica o Pastor Mário.

Assim, o Pastor acrescenta que há a necessidade de enfatizar para os jovens que eles não podem permitir a influência das más amizades.

A escolha certa

Uma das pessoas alcançadas por essa ação foi Leroi Cardorene Leriche Bideb (foto ao lado), de 27 anos.

“Eu já conhecia o trabalho do FJU aqui em Congo por meio das redes sociais. Mas, foi a primeira vez que eu participei de um evento do grupo, que foi muito marcante para mim, não somente por causa das apresentações que ocorreram. Mas, principalmente, pela palavra de força. O fato de ter aberto a nossa mente e nos fazer pensar que não devemos nunca nos conformar com este ‘século’ e rejeitar as coisas negativas oferecidas neste mundo foi muito construtivo para mim. Hoje, eu decidi fazer parte desta família”, conta Leroi.

Fique por dentro

Constantemente, a Universal promove eventos e ações sociais no Brasil e em vários outros países. Acompanhe as notícias, aqui, no Portal Universal.org para saber mais.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Cedidas