Narguilé: o perigo por trás da moda

Uma hora de consumo do produto pode equivaler a fumar 200 cigarros de uma só vez

Imagem de capa - Narguilé: o perigo por trás da moda

O narguilé é um tipo de cachimbo de origens árabe e indiana, usado para fumar tabaco e outras substâncias. Ele é semelhante a uma garrafa, com mangueiras e piteiras (a parte que vai à boca do usuário) e é cada vez mais utilizado por jovens brasileiros. Apesar de ter se tornado moda, o narguilé é perigoso e pode até levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas uma hora de uso do narguilé equivale a fumar de 100 a 200 cigarros, conforme a frequência de tragadas. Isso provoca doenças como câncer de pulmão, males cardíacos e respiratórios e, claro, causa dependência.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2,5 milhões de pessoas, sobretudo jovens de 13 a 29 anos, usam narguilé. Mas o próprio IBGE afirma que esse número pode ser bem maior, inclusive tendo aumentado durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, só na cidade de São Paulo, mais de 1,6 mil tabacarias foram abertas e, de abril a junho de 2021, mais da metade das festas fechadas pela polícia paulistana foram em lojas voltadas ao uso desse produto.

Vício atraente
Como muitos outros hábitos prejudiciais, o narguilé atrai os jovens pelo aspecto de socialização. Para “curtir com os amigos”, além do tabaco (com substâncias aromatizantes), muitos consomem, pelo narguilé, maconha ou outras substâncias alucinógenas. E ainda substituem a água (necessária para seu funcionamento) por bebidas alcoólicas, como vodka, cachaça ou uísque. A queima das substâncias é feita com carvão ou resistências elétricas, o que também fere o organismo.

O Ministério da Saúde alerta que, além da viciante nicotina e do dióxido de carbono, o narguilé apresenta mais de 4,7 mil ingredientes tóxicos, inclusive metais pesados. Ademais, pelo fato dele poder ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, promove a propagação de vírus e bactérias, como os causadores de Covid-19, herpes e hepatite C.

Os perigos não param por aí. O alto nível de monóxido de carbono inalado causa diminuição da oxigenação do cérebro, deixando a pessoa com fala arrastada, movimentos lentos, tontura, tremor, perda de autocontrole, euforia, diminuição da visão e incapacidade de distinguir cores. Esses efeitos podem durar até seis horas. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Israel, por conta desses sintomas, usuários de narguilé têm 40% mais chances de causarem um acidente de trânsito após usá-lo.

Morte em poucos minutos
Segundo o pneumologista Ronaldo de Souza, de Umuarama (PR), o narguilé “contém tabaco e, por sua vez, nicotina, que causa dependência e produz os mesmos danos que o cigarro, mas em proporções ainda maiores”. A mistura tabaco, maconha e bebida alcoólica piora ainda mais as consequências, segundo o médico: “os usuários estão inalando três drogas que, associadas, podem provocar uma parada cardiorrespiratória e levar à morte em poucos minutos”. Ele ressalta ainda que o tabaco pode causar 14 tipos de câncer. Ou seja, a socialização que o fumo sugere pode ser uma camuflagem de um caminho para a morte – e, até ela, muito sofrimento, pelas centenas de doenças causadas pelo narguilé.

Para auxiliar as vítimas do vício, inclusive em narguilé, a Universal realiza o Tratamento Para a Cura dos Vícios. Se você sofre com o problema ou conhece alguém que sofre, visite a Universal mais próxima e saiba como participar.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images