Rede aleluia
“Não tenho relação íntima com meu marido há 20 anos”
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 8 de dezembro de 2019 - 00:05


“Não tenho relação íntima com meu marido há 20 anos”

“Não tenho relação íntima com meu marido há 20 anos”

Lúcia conta que é casada há 20 anos, mas que durante todo esse tempo ela e o marido não dormem juntos. Ela pede ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso, que a orientam sobre a condição real do seu relacionamento e qual a decisão que é preciso ser tomada para que ela encontre a felicidade no amor.

LÚCIA – Sou casada há 20 anos e durante todos esses anos não dormimos juntos. Com isso, penso que meu esposo não gosta de mim. Brigamos muito e ficamos semanas até sem olharmos um para o outro nem conversarmos. Fico muito triste com isso. Se vocês puderem me dar uma dica para que eu possa mudar essa situação, agradeço.

CRISTIANE – Você precisa muito mais do que uma dica. Precisa de um balde de água fria, pois tem aceitado isso. Você tem a vida que aceitou ter. Existem pessoas que não puderam escolher outro caminho, mas há outras, como você, que aceitaram a vida que têm. São 20 anos que você tem vivido isso com seu marido, infelizmente. Nós até ensinamos isso em nossas palestras, mas muitos casais não têm resolvido esse problema: de não ter um relacionamento íntimo. E quando a situação fica desse jeito para sempre? Claro que você tem que buscar ajuda. Você não pode ficar na mesma situação, achando que um dia alguma coisa vai mudar. O que aconteceu com você, Lúcia, é que você se acomodou com essa vida e decidiu que seria essa esposa que não teria vida sexual com o seu marido.

RENATO – Não sei quais as outras razões de vocês nunca terem dormido juntos, o porquê disso, mas independentemente delas, você precisa decidir o que você quer. Quer continuar assim? Então, só continue fazendo o que você sempre fez. Mas creio que você quer uma mudança e que por isso nos escreveu. Para que ela aconteça, você tem que forçar essa mudança. E não é na força do braço, mas colocando uma condição para continuar esse relacionamento, se é que podemos chamá-lo dessa forma. Eu sei que você não é nenhuma santa, que você tem seus erros, mas se você está disposta a salvar seu relacionamento, deve se perguntar o que você está disposta a fazer para mudá-lo. E pergunte se ele está disposto a fazer a parte dele. Se ambos estiverem de acordo, comecem a trabalhar nisso. Não há como continuarem assim, a não ser que algum dos dois tome uma atitude de dar um ultimato nessa situação. Você quer ajuda? Porque, como disse, vocês precisam. Por 20 anos vocês não conseguiram isso, então agora busque ajuda. Estamos dispostos a ajudá-la. Você é bem-vinda para participar da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras (encontre os endereços em universal.org/localizar).


“Não tenho relação íntima com meu marido há 20 anos”
  • Kaline Tascin / Foto: Getty Images 


reportar erro