Não perca tempo, ganhe produtividade

Quem administra bem as horas de trabalho também tem ganhos em outras áreas da vida. Descubra como fazer isso

Imagem de capa - Não perca tempo, ganhe produtividade

Muita gente se pergunta por que trabalha tanto, preenchendo cada segundo do expediente – e além dele –, e não vê bons resultados. Às vezes nem é falta de vontade, esforço ou profissionalismo, mas uma falta de administrar bem o tempo, perdendo-o em distrações ou “apagando incêndios”.

Para Robson Camargo, de São Paulo, professor de MBA (Master in Business Administration, uma pós-graduação em gestão e administração) em conceituadas instituições como a Fundação Getulio Vargas (FGV), essa pergunta pode gerar “frustração, cansaço e até serviço indo para casa com você no final do dia, o que apenas reforça que você não tem uma gestão do tempo no trabalho”.

Camargo esclarece que as gestões do tempo e da produtividade precisam andar juntas. “Ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas com os resultados gerados nelas. Você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje. Em qualquer área, a administração do tempo e organização são peças fundamentais”, diz.

O professor indica, inclusive, que o profissional pesquise sobre alguns métodos de gestão de tempo bem conhecidos, analisando qual deles melhor se encaixa no estilo de cada empresa ou trabalhador. Confira alguns deles na página ao lado.

Além disso, ele destaca a importância de manter o foco e evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo. O ideal é começar e completar tarefa a tarefa.

Recompensa
O Bispo Renato Cardoso, em uma reunião, explicou que “saber usar seu tempo faz de você um sábio. Você fica à frente da maioria. Toma decisões melhores, faz mais dinheiro, sua vida é melhor que a de outras pessoas em muitos aspectos. Essa é a conexão entre o tempo e Deus: quando você aprende que o tempo é divino e aprende a respeitá-lo e a usá-lo bem, ele o recompensa”.

Muitos ainda não pararam para pensar nisso, mas podem aprender e praticar esse e outros conceitos no Congresso para o Sucesso, palestra gratuita que ocorre às segundas-feiras no Templo de Salomão, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h, ou em uma Universal perto de você.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel - Arte: Eder Santos