Não enterre os talentos

Descubra seus talentos, aprimore-os e seja bem-sucedido em sua vida profissional e pessoal

Imagem de capa - Não enterre os talentos

Talento é a habilidade pessoal para realizar determinadas atividades de maneira eficiente. Ele pode ser inato ou ser desenvolvido por meio de estudo e práticas constantes. Atletas, por exemplo, descobrem ou desenvolvem sua aptidão, preparam-se e podem construir uma carreira esportiva de sucesso.

Como os atletas, todos têm a oportunidade de construir uma carreira com base naquilo que têm aptidão, mas muitas pessoas não percebem isso. Elas, geralmente, sentem-se insatisfeitas com o trabalho que realizam, pois não têm habilidade para aquilo ou felicidade em fazê-lo. Muitas vezes, elas até pensam em mudar de ramo, mas não sabem como. A recomendação para elas é: use seu talento.

Todos têm pelo menos um talento, mas nem todos o descobriram ou perceberam que é possível amparar sua vida profissional nele – e isso pode causar a falsa impressão de que não existe um talento a ser descoberto e desenvolvido. No entanto, quando os talentos são detectados e potencializados, eles nos levam a ter êxito e satisfação.

Independentemente de qual for sua realidade, se você é um jovem que quer ingressar no mercado de trabalho, alguém em busca de um novo emprego ou até um profissional já estabelecido, saiba que, para ser feliz e crescer profissionalmente, é necessário descobrir e usar corretamente o seu talento.

Como você investe?
Em Mateus 25.14-30, encontramos a Parábola dos Talentos, contada por Jesus. Ela fala de um homem rico que saiu em viagem, mas antes confiou seus talentos, que na época correspondiam a altos valores monetários, a três servos. O primeiro recebeu cinco talentos de ouro; o segundo recebeu dois talentos e o terceiro recebeu apenas um talento. Passado um tempo, o homem retornou e foi conferir o que os servos fizeram com os talentos que receberam. O primeiro lhe contou que investiu os cinco talentos e, por isso, adquiriu mais cinco. O segundo fez o mesmo com os seus dois talentos e assim totalizou quatro. Já o terceiro servo, por medo, decidiu que a opção mais segura seria enterrar o talento. O senhor então recompensou os dois servos que valorizaram seus talentos – eles foram chamados de bons e fiéis – e retirou do terceiro o único talento que tinha confiado a ele.

Como o homem rico, Deus dá talentos a todos e cabe a cada um decidir o que vai fazer com eles. Muitos, como o servo citado na parábola, optam por enterrar esse talento. A pessoa enterra seu talento ao afirmar que não tem nenhum, quando não sai da zona de conforto e se deixa dominar pelo medo de fracassar ou quando não faz nada para descobrir ou desenvolver o talento que possui, entre outras formas.

Joseane Freitas, psicóloga especialista em desenvolvimento do potencial humano nas organizações, mestre em educação e coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), afirma que nem todos possuem talentos em todas as áreas, mas cada um tem um talento em um campo ou atividade específica. “Descobrir e identificar talentos pessoais é importante por várias razões. Por exemplo, se você conhecer os seus talentos poderá se concentrar nas áreas em que tem mais habilidade natural, o que, consequentemente, fará com que você aumente as suas chances de sucesso e satisfação pessoal. E, se você estiver conectado com esses talentos, fortalecerá sua autoconfiança e autoestima”, diz.

Segundo ela, para identificar talentos pessoais, a pessoa precisa considerar os sentimentos que algumas atividades trazem, como alegria, prazer e felicidade. Também é necessário prestar atenção àquilo que ela realiza com excelência e sem muito esforço. “Se você faz algo que acha simples porque não há necessidade de empenhar esforço, mas outras pessoas não conseguem realizar o mesmo de forma natural, então esse é um talento seu. Eu, por exemplo, tenho um talento natural para organização, planejamento e administração do tempo. Para mim, esse processo é muito simples, mas, quando olho à minha volta, vejo que muitas pessoas não têm essa mesma habilidade e que isso é algo difícil para elas. Então, eu me sinto bem desenvolvendo essa minha habilidade e apoiando e ajudando outros a aprendê-la. É importante identificar e refletir sobre nossas áreas de interesse e de que gostamos. Aquilo que consideramos que pode ser um padrão, muitas vezes, é o que nos trará sucesso.”

Para aprender a identificar qual é o seu talento e desenvolvê-lo, ela deixou dicas que reproduzimos nos quadros a seguir. Leia-os e saiba como e investir em si mesmo. Vale mais um lembrete: uma vez que comecem a chegar os resultados de seus talentos multiplicados, glorifique somente a Deus. Não se glorie da sua capacidade nem dos talentos que possui, pois eles vieram de Deus e cabe a você honrá-Lo.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Arte: Edi Edson / Foto: getty images