Não deixe o estresse mandar na sua vida

Por que tantos homens caem no desequilíbrio que sabota sua existência?

Imagem de capa - Não deixe o estresse mandar na sua vida

Uma pesquisa da plataforma para gestão de pessoas Pulses mostra que 75% dos homens se sentem esgotados profissionalmente, sendo que 46% não têm disposição para trabalhar por causa do acúmulo de estresse e de rotinas desgastantes.

A questão é que isso também acontece pela falta de comunhão com Deus. A Bíblia deixa claro que Ele “dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.29-31).

Não é “conversa de crente”, é um fato: quem é revestido pelo Espírito Santo pode contar com a sabedoria de Deus, que dificilmente o deixa cometer o erro de se sobrecarregar. O homem inteligente preza por cuidar de sua vida como um todo (alma, espírito e corpo) e, consequentemente, não se sobrecarrega insalubremente.

A Bíblia é clara no trecho citado anteriormente: ser dependente de Deus – não apenas da força humana de seu próprio braço – elimina o estresse e a ansiedade, além de dar ao homem a disciplina necessária para cuidar também de sua saúde e de sua família, não apenas de seu trabalho como muitos fazem e que, por isso, têm adoecido.

Não é à toa que o estresse é considerado a maior causa mortis do mundo, pois ele abre as portas para doenças oportunistas, que pegam o organismo cansado e com baixa imunidade e fazem a festa. Além disso, um homem esgotado fica sem paciência, se irrita com facilidade, não tem ânimo para nada e isso tudo sabota suas relações pessoais. Quem nunca presenciou um sujeito descontando as frustrações do dia a dia na esposa ou nos filhos?

É aí que mora a oportunidade para o diabo. A brecha que o estresse abre não é nada pequena. Ela é praticamente um convite para o maligno fazer estrago na sua vida. Cuidar de sua saúde física e mental também é uma atitude que contribui para a saúde espiritual, um escudo para se defender quando as dificuldades de qualquer um desses três tipos aparecem – e elas surgem para todos, fortes ou fracos.

A diferença é que o homem bem estruturado física, mental e espiritualmente é ele próprio uma barreira contra doenças, aborrecimentos, ansiedade, frustrações, tentações e erros tolos.

Claro que, por mais fortes que sejamos, todos temos momentos de menor resistência. Ninguém é um super-homem imbatível, infalível e imune a tudo. Trabalhar faz bem, mas também cansa além do razoável se passarmos da dose. O ideal é saber descansar e, ao mesmo tempo, não relaxar no aspectos espiritual e da saúde.

Deus é a maior fonte de força do universo e, por isso, é inteligente buscá-la nEle nos momentos difíceis. Não é vergonha nenhuma se sentir fraco de vez em quando, pois “ralar” cobra um preço.

Vergonha é não admitir que precisa de ajuda e achar que está “dando trabalho” a Deus pedindo-a a Ele por meio de Seu Espírito, já revestido de força para quem precisa e O aceita.

Quer ter equilíbrio em sua vida? O primeiro passo é querer e buscar com afinco o Espírito de Deus, fonte da verdadeira harmonia, mesmo em meio ao caos. Grandes homens, na Bíblia ou não, já atestaram isso com suas próprias vidas.

imagem do author
Colaborador

Redação / Arte: Eder Santos