Namorar alguém que já tem filho

O que é preciso observar e como se comportar durante esta fase

Imagem de capa - Namorar alguém que já tem filho

Casais de namorados fazem inúmeros planos quanto ao futuro, e para alguns, ter filhos é um deles. No entanto, há os que iniciaram o namoro com alguém que já tem filho(s) de relacionamento(s) anterior(es).

Em um primeiro momento, isso é visto sem problemas. Mas, não se pode ignorar os desafios que terão no decorrer da vida.

Afinal, ao mesmo tempo em que o casal de namorados tem que se conhecer, também terá que lidar com um quadro que só era esperado futuramente: a presença de filhos.

Atrelados a isso, outras situações podem surgir, como, por exemplo, desavenças criadas pelo pai ou mãe da(s) criança(s).

Isso não é uma regra. Já que não é correto afirmar que existirão problemas no relacionamento por conta disso. No entanto, com problema ou não, será necessária sabedoria para lidar com a situação.

Quem acompanha a novela Topíssima pode notar situação semelhante na relação da policial Graça e do delegado André. Durante muito tempo, o delegado foi pai solteiro, criando sozinho a sua filha Jade. Ele e a policial começaram a namorar, e tanto a namorada quanto a filha se gostam bastante.

Tudo estava bem até que a mãe da adolescente volta e as divergências começam a surgir.

Acompanhe uma das cenas:

Como lidar e o que esperar nesta fase

Há quem considere ser bom casar com quem já tem filhos, pois é um “pacote completo”. E isso tem se tornado cada vez mais comum.

Porém, mesmo acontecendo com mais frequência, isso não anula os desafios que o casal de namorados terá – e se ambos estão dispostos a enfrentar -, com a evolução dessa relação para um casamento.

A fase do namoro é de conhecimento, e de projeção daquele cenário para um futuro juntos em um casamento. Mas, o desafio não é só de quem não tem filho e está entrando na relação com quem já tem.

Os autores do livro Namoro Blindado, Renato e Cristiane Cardoso, orientam a postura dos namorados nesta situação e as fases de um relacionamento.

A parte sem filhos: “Se vai namorar uma pessoa que já tem filho, é comum sentir que a criança sempre vem antes de você na vida do parceiro(a). Achar que para ele(a) tudo gira em torno do filho(a) e você vem em segundo plano. E a princípio, deve ser assim mesmo, pois vocês são apenas namorados. Com a progressão do namoro, o alvo é que você conquiste o seu lugar naquela família e finalmente ocupe o lugar de cônjuge, com o respeito que merece. Por isso, não fique inseguro, especialmente pelo contato necessário do parceiro com a mãe ou pai da criança — desde que haja transparência e propriedade em tudo”, orientam.

A parte com filhos:  “Um cuidadoso equilíbrio é o alvo aqui: não deixar os filhos nem o novo parceiro se sentirem abandonados por culpa um do outro. Certifique-se de que seu pretendente está preparado para assumir a posição não apenas de marido ou esposa, mas de padrasto ou madrasta também. A pessoa tem de estar preparada para casar com seus filhos também, não só com você. Atenção às atitudes, muito mais do que às palavras. Não adianta dizer que, sim, se as atitudes mostram o contrário”, ressaltam.

E quanto a(o) ex vale destacar que nem sempre se comportam como “inimigo(a)”, mas pode acontecer. Mas no que depender de sua atitude, mantenha o respeito e a cordialidade sempre.

O importante a ser observado é o quanto o(a) namorado(a) está bem resolvido(a) com o passado.

Não se envolva diretamente nas questões relativas ao(s) filho(s). Lembre-se que vocês estão na fase do namoro. E aqui cabe apenas observar para decidir se está disposto a fazer parte da vida deles.

É possível encontrar estes e outros ensinamentos nos livros Namoro Blindado e Casamento Blindado. Eles podem ser adquiridos em livrarias em todo Brasil, e também clicando aqui.

Participe, também, das palestras voltadas à vida amorosa, que acontecem todas as quintas-feiras, em diversos horários. No Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal mais perto de sua casa, cujo endereço você pode localizar, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images