“Minha esposa saiu de casa e disse que o amor acabou”

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - “Minha esposa saiu de casa e  disse que o amor acabou”

Você é uma pessoa introvertida e não sabe se comunicar com seu parceiro? Os professores Renato e Cristiane Cardoso, do programa A Escola do Amor Responde, falam a respeito do assunto e ajudam o aluno Janderson a reconquistar sua esposa, que foi embora de casa por não aguentar o comportamento dele.

Janderson – Minha esposa foi embora de casa e voltou a morar com a mãe dela, há 20 dias. Ela disse que o amor dela por mim tinha acabado, porque eu sou muito frio. O que acontece é que, além de estar desempregado, o que me deixou mais quieto e cabisbaixo é que ela também cometeu alguns erros que me fizeram chegar a esse ponto com ela. Amo muito a minha esposa e não quero que o meu casamento acabe. O que posso fazer?

Cristiane – Você precisa resolver os seus problemas, porque ela não tem como adivinhar o que você tem. Se você ficar quieto e guardar os problemas dentro de você, ela não vai tolerar isso por muito tempo mesmo. Chegará um momento em que ela não vai mais suportar e vai propor que cada um siga seu caminho, justamente porque ela não se sente incluída em sua vida. Vocês estão com vários problemas, que ainda não foram resolvidos e estão debaixo do tapete.

Renato – Janderson, você diz que é uma pessoa fechada, logo não dá para sua esposa fazer parte da sua vida. Não tem como você ter sucesso em seu casamento e em nenhum outro tipo de relacionamento se continuar desse jeito. Quando a pessoa, homem ou mulher, se relaciona com alguém ela deseja entrar na vida do outro para que vivam juntos e estabeleçam uma troca. A pessoa precisa falar e ser ouvida, expressar as ideias dela e também ouvir as ideias do parceiro. Elas compartilham a vida. Assim deve ser o casamento.

Cristiane – E, no seu caso, para que sua esposa faça parte da sua vida, é necessário deixá-la saber o que está acontecendo com você, como ela pode ajudá-lo e o que está se passando dentro de você.

Renato – Não quer dizer que você vá se tornar uma pessoa extrovertida, que fala demais. Talvez isso não vá acontecer, porque esse não é o seu jeito. Você não vai negar a sua personalidade e tentar ser alguém que você não é, não estamos falando disso. Mas, por exemplo, se você é uma pessoa fechada e trabalha com clientes, com colegas no trabalho, onde você precisa se comunicar, você precisa se esforçar para isso, não é mesmo? Porque, caso contrário, você perderá o emprego. Dentro do casamento não é diferente. Você também tem certas funções. Uma delas é ter que se comunicar e compartilhar a sua vida com a sua esposa. Você precisa expressar os seus sentimentos. Tem de cumprir essa função mesmo que não seja tão agradável a você. Eu, por exemplo, prefiro ficar mais quieto; a Cristiane é de falar mais. Mas, apesar de preferir ficar calado, muitas vezes eu falo porque sei que é importante para a minha esposa ter esse retorno de mim. Dentro de um relacionamento você precisa aprender a encontrar o outro no meio do caminho, a fazer o que o outro precisa, servir ao outro para que você possa ter um retorno também. Para você ter uma ideia, a sua esposa foi somando as coisas e acabou não aguentando essa situação. Janderson, você precisa mudar, deixar de ser fechado demais, de viver abatido e deprimido por estar desempregado. Viver cabisbaixo, desanimado reclamando dela e apontando os erros dela não vão ajudar em nada. Você precisa trabalhar em você agora e o primeiro passo que deve tomar é conversar com a sua esposa. Precisa reconhecer a falha em sua postura, o erro por não ajudá-la nas necessidades dela e informar que você está disposto a trabalhar consigo mesmo para mudar essas atitudes. Nossa dica para você – e para todos que estão enfrentando a mesma situação – é que busque ajuda por meio das palestras da “Terapia do Amor”. É a oportunidade de você se tornar um homem diferente e de mudar essa situação. Você vai entender mais sobre o amor inteligente e como lidar com sua esposa, já que você mesmo disse que a ama e que não deseja ver o fim de seu casamento. E, quando estiver bem consigo mesmo, até a sua vida financeira vai se desenvolver.

Nesse momento converse com ela, mas não a force a nada. Deixe-a observar seu comportamento e que ela mesma veja sua mudança. Aos poucos, tenho certeza de que ela vai querer voltar para casa.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia