“Meu namorado é muito desconfiado”

Imagem de capa - “Meu namorado é muito desconfiado”

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Ana, de 21 anos, explicou que namora há seis anos. Há pouco tempo, o companheiro começou a viajar a trabalho e fica muitos dias fora. Apesar disso, ele liga todos os dias para ela. O problema é que o namorado dela é muito desconfiado e julga que pode estar sendo traído por ela. A aluna disse que é fiel e o ama muito, mas gostaria de saber o que pode fazer para modificar essa situação.

ANA – Tenho 21 anos e namoro há seis anos com um rapaz. Ele começou a viajar a trabalho e fica 45 dias fora da cidade. Nós conversamos diariamente, mas ele é muito desconfiado e pressupõe que posso traí-lo, mesmo que eu não tenha motivos para isso. O que posso fazer para reverter esta situação? Sou fiel e o amo muito.

CRISTIANE – Eu vou ser direta com você, Ana. Se eu estivesse no seu lugar, terminaria esse relacionamento, pois você não precisa disso. Ele está desconfiando de você sem ter razão. Isso pode acontecer por três motivos. Ele pode estar traindo você, porque, quando a pessoa trai, ela julga que a outra pode estar fazendo o mesmo; ou ele é muito inseguro e não está pronto para estar em um relacionamento; e, a última hipótese, é que você estaria dando motivos para que ele desconfie de algo, mesmo sem que perceba. Talvez você tenha muitos amigos, poste fotos com eles e viva conversando com outras pessoas. Isso não é errado, contudo ele acabaria imaginando coisas que não existem. Você não está fazendo nada de incorreto e é o seu namorado que fica 45 dias distante, está sempre inseguro e causa estresse ao relacionamento de vocês. Por meio desse comportamento, ele demonstra que não está pronto para a vida a dois. Infelizmente, muitas pessoas estão vivenciando um relacionamento difícil, que dá sinais de que não dará certo, e tentam forçar algo. Ana, seu namorado pode gostar de você, entretanto um relacionamento é muito mais do que amar, gostar ou palavras.

RENATO – Um relacionamento precisa de condições para se sustentar e uma delas é a confiança. E, pelo que você nos relata, ele não confia em você. Não sabemos o porquê da desconfiança e se é algo que seja possível consertar ou não. Vocês estão juntos há seis anos e não há confiança como base do relacionamento de vocês, portanto esse é um problema muito sério.

CRISTIANE – Você tem apenas 21 anos e pode estar habituada a ele e pensar que ele é o único em sua vida. Entretanto há seis anos vocês estão em um relacionamento em que não há confiança nem segurança.

RENATO – Você precisa fazer uma avaliação fria, pois o conhece bastante. Se não terminar o relacionamento, você terá, no mínimo, de conversar com ele para colocar as coisas nos seus devidos lugares. Você precisa ser clara quanto aos problemas que vocês estão enfrentando. Muitas pessoas investem tanto em um relacionamento, durante tantos anos, e, quando se dão conta, percebem que não há nele propósito ou objetivo e, no fim, julgam que não podem pôr fim ao namoro em virtude do tempo todo que passaram tentando estruturá-lo. Esse deve ser o seu caso. Você pensa que se abandonar esse relacionamento estará jogando a sua vida fora, mas você precisa tomar uma atitude e ser madura. Resolva os seus problemas e as suas questões. Você está perdendo o seu tempo, está namorando há seis anos e isso não existe. Se você quiser evitar mais sofrimento, mude a sua postura e converse com ele ou termine esse relacionamento.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Prostock-Studio/getty images