Menores infratores participam de curso de culinária em Belo Horizonte

As aulas aconteceram na cozinha da unidade de Internação Santa Helena e teve a duração de dois meses. Saiba mais

Imagem de capa - Menores infratores participam de curso de culinária em Belo Horizonte

Chegaram ao fim as aulas práticas do segundo curso de culinária oferecido pelo grupo Universal Socioeducativo Brasil aos menores infratores da unidade Socioeducativa de Internação Santa Helena, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

O curso aconteceu na cozinha da unidade e teve a duração de dois meses. Em cada encontro – realizados às tardes de quintas-feiras – foram desenvolvidos um tipo de produto, como pizza, coxinha, pastel, esfiha, entre outros.

Todos os itens elaborados pelas mãos dos alunos foram servidos para os familiares, agentes socioeducativos e também degustados pelos próprios alunos.

De acordo com uma das professoras, Durce Ferreira Valadares dos Santos, foi um privilégio ensinar os adolescentes. “O curso ensinou a eles como se valorizar e acreditar neles mesmo. Tenho o maior prazer e agradeço a Deus por fazer parte dessa etapa na vida deles” salientou ela.

As aulas de produção já acabaram, mas os alunos ainda estão em formação. Além das aulas práticas na cozinha, os menores estão tendo a oportunidade de aprender técnicas de vendas, como abordagem ao cliente, e maneiras de ampliar o negócio.

Oportunidade após a liberdade

Segundo o Pastor responsável pelo grupo Socioeducativo de Belo Horizonte, Christian Chiaramonti, essa ação promove a ressocialização e devolve a esperança ao menor que não via perspectiva de mudança, uma vez que está envolvido no crime e nas drogas.

Ainda, de acordo com o Pastor, o curso é a oportunidade dessas pessoas – que estão com sua liberdade temporariamente interrompida – enxergarem que têm valor, que o recomeço é possível e, principalmente, que cada um deles pode contar com o grupo, pois não estarão sozinhos quando a liberdade chegar.

Todos os alunos que participaram do curso receberão um certificado comprovando a capacidade de atuar na profissão.

Para saber mais sobre os outros cursos promovidos pelo Socioeducativo, acesse a página oficial do grupo e confira. Você também pode se tornar um voluntário da Universal. Encontre aqui o endereço de uma igreja mais próxima da sua casa e se informe.

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo Socioeducativo de Belo Horizonte