Meditação da Palavra: Obstáculos não param quem decide ir até o fim

Saiba como foi este momento especial que, diretamente de Israel, abordou a história de Rute

Imagem de capa - Meditação da Palavra: Obstáculos não param quem decide ir até o fim

Na Meditação da Palavra de sexta-feira, 16 de janeiro, Cristiane Cardoso esteve ao lado da D. Ester Bezerra e Viviane Freitas, além de Josi Boccoli, Núbia Siqueira e Márcia Pires, diretamente de Israel. Na ocasião, elas falaram sobre a história de Rute.

“Vamos falar sobre essa mulher porque ela é muito conhecida (…) Mas o interessante é que a história de Rute não começa com ela”, disse Cristiane.

Deus procura pessoas comuns

Então, ela pontuou que, às vezes, uma mulher pode pensar que é uma pessoa comum, que não tem nada, que nada vai acontecer na sua vida, que é uma ‘qualquer’. E que para servir a Deus tem que planejar, pensar em fazer isso e aquilo, fazer a diferença. Mas Deus não escolhe assim. Ele não procura pessoas que querem a glória. Ele procura pessoas comuns. Deus procura pessoas que só querem fazer o que é certo.

Cristiane destacou, em seguida, a história de Rute. Ela era uma ‘qualquer’ que se casou com um rapaz normal. O que não sabia é que, por se casar com uma pessoa que cria em Deus, a sua vida mudaria totalmente e ela se tornaria uma mulher importante.

Rute se colocou no lugar de Noemi

Rute viu em Noemi (sua sogra) uma mulher de Deus, uma mulher diferenciada. Quando o marido dela morreu, e Noemi ficou desesperada, Rute não entrou no mesmo ritmo da sogra. Leia em Rute 1.

“Rute não virou uma pessoa amarga, desolada, desacreditada do seu futuro. Ela foi muito prática. Pensou: ‘se eu ficar aqui, eu vou voltar àquela vida sem Deus. Se eu for com Noemi, vou pelo menos ter esse Deus que eu conheci através dela. Eu vou estar mais próxima dEle’. Olha a simplicidade dela”, ressaltou Cristiane.

Ao que acrescentou D. Ester: “Rute já amava Noemi e queria cuidar dela. Procurava tudo que era justo, porque aprendeu isso com Noemi. Você vê a importância de ser aquela pessoa amiga, fiel, que se preocupa com as outras ao seu redor, e não se torna indiferente ao problema que estão vivendo. E Rute se preocupou muito em ficar ao lado de Noemi.”

“É o espírito de serva. Rute se colocou no lugar de Noemi”, completou Cristiane.

Quando a pessoa olha para Deus

Durante a meditação, ainda comentaram que, muitas vezes, as pessoas querem a bênção, querem servir a Deus, mas se preocupam mais com as dificuldades. Só que elas precisam entender que os problemas vão acontecer e é a reação a tudo o que acontece que vai determinar se vamos ser úteis na nossa simplicidade ou não. Rute, por exemplo, não viu as barreiras. Ela decidiu ir com a sogra, sem nenhuma promessa de que teria um futuro.

Quando a pessoa olha para Deus, vence tudo o que enfrenta de dificuldade. Tira essa força de aprender, de se sujeitar, de voltar e começar do zero. Essa força está acessível a todos. Nós estamos suscetíveis a problemas e dificuldades como qualquer outra pessoa. Mas temos, da parte de Deus, um suporte. Ele nos dá uma estrutura para enfrentar qualquer coisa.

Clique aqui e assista a esta meditação na íntegra.

Esse momento de reflexão com Cristiane Cardoso acontece às segundas e sextas-feiras, ao vivo, às 8h, pelo UNIVER Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução