“Me envolvi com um homem que faz tudo aquilo que eu nunca quis para mim”

No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso falaram de um erro que muitos cometem quando o assunto é amor: tomar decisões com base no coração. Na oportunidade, eles compartilharam o pedido de ajuda de uma aluna que está sofrendo porque se envolveu com um homem que se comporta de um jeito que ela nunca gostou: ele bebe, fuma, é ex-usuário de drogas, arrogante e gosta de “farra”. A aluna disse que quer sair dessa situação, mas que seu coração tem sido mais forte do que ela.

ALUNA – Estou sofrendo, pois me envolvi com um homem que faz tudo aquilo que eu nunca quis para mim. Não sei como pude me envolver nessa situação. Ele bebe, fuma, é ex-usuário de drogas, bipolar, arrogante, gosta de farra e vai a churrascos todos os finais de semana. Quando o conheci, ele tinha acabado de sair do segundo relacionamento que não deu certo. Quando percebi, eu já estava apaixonada por ele. Vivo uma vida de aparências e estou com problemas em todas as áreas da minha vida. Ele separa e reata com a ex-mulher e também me disse que tudo de que mais gosta está onde tem alegria, bebida, churrasco, amigos e dança. Quero sair dessa situação, mas meu coração tem sido mais forte. Minha mente não consegue esquecer esse relacionamento e isso é algo horrível para mim. Muitas vezes pedi a Deus para me ajudar a esquecê-lo. Agora estou sozinha, não tenho ninguém e nunca tive um relacionamento sincero
e honesto.

RENATO – Por que ela se envolveu com este homem? Por causa do coração. Para aprender sobre o amor inteligente é preciso se questionar e usar a cabeça e não o coração. Esse é o grande erro que a maioria comete quando o assunto é amor. As pessoas pensam que o coração tem que ser guiado por sentimentos e erram ao dizer que o coração não escolhe e que elas mesmas não controlam o que sentem. Muitas pensam que amor é do departamento do coração. Nós refutamos essa ideia e provamos que relacionamentos felizes são frutos de inteligência. Existe sentimento, mas não é correto você deixar seu coração fazer escolhas relacionadas ao amor.

CRISTIANE – Esse relato é de mais uma vítima do coração enganoso. Aluna, seu coração diz que você não pode ficar sem esse homem e é como se só existisse ele na face da Terra. Por isso, você sofre e pensa que não merece ninguém melhor. Esse homem não a respeita, não dá nenhum valor a você e não tem responsabilidade nem com a própria vida. Seu coração diz que ele é o único para você e, infelizmente, você acredita nisso. Mesmo que sua mente diga a verdade, você não a escuta, pois seu coração fala mais alto.
Renato – Você tem que entender que tem domínio sobre seu coração. Você nos escreveu porque sabe que está sofrendo. A sua inteligência fez você escrever. Você precisa colocar sua razão no controle do coração. Você pode! Para isso, tome decisões difíceis. O que alimenta o sentimento é a proximidade, o beijo, o abraço, a conversa, etc.

CRISTIANE – A pessoa que quer estar acima do coração tem que parar de investir nos sentimentos. Você diz que nunca teve um relacionamento, que está sofrendo e que não tem ninguém. Quando você fala essas coisas, é como se investisse nesses sentimentos negativos. Quanto mais você se entregar, mais vai se sentir mal. Se você se olhar no espelho e investir em criticar as coisas erradas que tem no seu corpo, vai achar defeitos. Você vai se sentir mal e deprimida. Não podemos investir no que é negativo. Se você der muita atenção às coisas que queria que fossem diferentes, você vai se deprimir. Seu coração aparenta ter mais domínio do que a razão.

RENATO – Você tem que entender que está sendo abusada emocionalmente. Você deve sair desse relacionamento. Não estou dizendo que ele não pode mudar, mas o que precisa acontecer é uma separação de fato, de sentimentos, para que você aprenda a se respeitar. Você não tem valor aos olhos desse homem. Desperte e se afaste dele. Dê tempo ao seu coração. A presença desse homem faz mal a você e você se sujeita a isso por falta de amor-próprio. Dê oportunidades para que sua mente respire e para que a racionalidade tome a frente da sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images