Maus pensamentos: estratégias infalíveis para vencê-los
A mente do ser humano é a central de controle da vida. Se ela estiver sendo controlada por maus pensamentos, as consequências se refletirão nos seus dias por meio de ansiedade, tristeza, violência, ódio, inveja e mágoa, por exemplo. É por causa disso que a mente precisa ser guardada.
Para entendermos melhor como controlar os maus pensamentos, precisamos compreender de onde eles vêm. Em Marcos 7:21, Jesus disse: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos…”. Com base nessa passagem, entendemos que existem dois tipos de influência: a interna e a externa. A interna é que os maus pensamentos estão dentro de nós por meio do nosso coração, que é capaz de projetar o bem e o mal. Dentro de nós há uma guerra constante contra aquilo que o coração sugere. Então, quando surge um pensamento ruim, é preciso combatê-lo não o aceitando e logo buscar pensar como Deus para se contrapor a ele. Esse é o mecanismo de defesa que temos de desenvolver dentro de nós para vencermos as sugestões malignas do coração.
Mas não é só isso. Temos também de nos policiar com o que vem de fora, pois, muitas vezes, lutamos tanto para não permitir que o nosso coração produza maus pensamentos, mas damos ouvidos às pessoas que não têm nada de bom a nos oferecer e deixamos que as palavras delas contaminem a nossa mente.
Então, se você quiser vencer os males que batalham para achar espaço na sua mente, não adianta ficar atento e combater apenas os pensamentos que vêm de dentro, mas também os que tentam entrar pelos seus olhos e seus ouvidos.
Se você percebe que tem dificuldade de vencer os maus pensamentos, entenda de onde eles vêm e que o diabo aproveita as situações para soprar más ideias em sua mente. Entenda também que as únicas armas de defesa são a oração e a fé, que conectam a sua mente à Mente de Deus.
Por isso, a Palavra de Deus ensina que temos que orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Isso não significa que temos de ficar de joelhos 24 horas por dia, mas estarmos sempre em espírito de oração, pensando na Vontade de Deus e ouvindo Sua Palavra, pois Ele tem poder para confortar a sua alma por conta dos maus pensamentos.