Mau uso das redes sociais pode atrapalhar o relacionamento

Imagem de capa - Mau uso das redes sociais pode atrapalhar o relacionamento

Débora está enfrentando problemas no relacionamento por causa da desconfiança que nutre pelo noivo pelo fato dele acessar as redes sociais. Ela pede ajuda. Renato e Cristiane Cardoso orientam a aluna sobre a necessidade de transparência na relação.

DÉBORA – Sou noiva e tenho problemas com meu noivo por causa do uso das redes sociais. Me sinto desconfortável com as conversas que ele mantém no WhatsApp com meninas. Embora ele diga que não há nada comprometedor, ele estabelece conversas desnecessárias com elas. O maior problema é que ele implica quando peço para ver as mensagens e não deixa que eu mexa no celular dele. Minha dúvida é se estou passando dos limites ou se o relacionamento precisa ser transparente também nesse aspecto.

RENATO – Débora, você não está errada nem exagerando por querer que seu noivo seja mais transparente com você ou por querer ver as mensagens do WhatsApp dele. Está corretíssima porque essas conversas que o seu noivo tem com outras mulheres podem ser um ponto de partida para criar sentimentos tanto nele quanto nelas. Ele, infelizmente, não se deu conta ainda de que por ser seu noivo está tecnicamente casado, já que presumimos que ele lhe pediu em casamento. Vocês estão se preparando para casar e ele já decidiu que você é a mulher da vida dele e que vai ser seu marido. Portanto, ele não tem que ter intimidade e “conversinhas” com outras mulheres. Se ele resiste a mudar esse comportamento agora, também terá dificuldade de mudá-lo depois do casamento.

CRISTIANE – As redes sociais, na verdade, são como pontos de encontro. Tudo bem que seja on-line, mas será que a mulher se sentiria bem ou gostaria de ver seu namorado ou noivo em um grupinho de pessoas conversando sobre o sexo oposto, brincando ou falando algo como “gostei da sua blusa’? Se o namorado sempre fala com a mesma menina, a namorada também não vai gostar. Isso é fácil de entender, mas as pessoas acham que não estão fazendo nada de errado. Será que ele faria isso pessoalmente? Há pessoas que gostam de seguir contas de mulheres quase nuas no Instagram ou até curtem páginas de mulheres que posam nuas, por exemplo. O que isso significa? Que essa pessoa gosta de ver outras mulheres, além da esposa dele. Não é porque está vendo pelo computador que não seja errado. Ao contrário, continua sendo inadequado.

RENATO – Há muitos homens que conseguem escapar ilesos dessa prática. Uns levantam a bandeira da privacidade, como o caso do seu noivo, que diz que você não tem que ficar olhando as mensagens dele. Outros levantam a bandeira da desconfiança e justificam que a mulher fica incomodada se ele olha para outras mulheres. Eles escapam ilesos dessas atitudes porque as mulheres não fazem isso e normalmente são mais transparentes. Há exceções, mas elas não costumam ficar olhando para outros homens, seja nus, seja sem camisa, por exemplo.

Basta então inverter essa situação: se o homem tivesse uma mulher que olhasse homens seminus na internet e ela dissesse para ele que não era nada comprometedor, que não estava lhe traindo, que gosta de ver o rapaz porque ele é bonito, principalmente se o marido é barrigudo e feio, como ele se sentiria? Quando o homem inverte a situação, percebe que não gostaria disso. Então, por que faz com sua esposa, noiva ou namorada o que não gostaria que fizessem com ele? Isso é uma questão de inteligência. Então, Débora, você tem que ser firme.

Agora no noivado é o momento de você dizer que não aceita essa atitude dele e que o noivado pode acabar se ele insistir no erro. É agora que você vai treinar seu futuro marido a respeitá-la. Se não fizer isso agora, lá na frente vai acontecer pior, porque o aceitável de hoje se torna o normal de amanhã. Você pode até pensar que está sendo radical, mas pelo menos terá certeza de que ele vai saber que você não vai tolerar esse tipo de atitude. E, se ele não mudar, você saberá que ele nunca lhe mereceu. Tenha uma posição firme e não ceda. Se isso acontecer você estará abrindo as portas para que ele mantenha esse comportamento.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images