Mais de 3 mil graduados no Curso Autoconhecimento na África do Sul

Aulas do projeto Raabe no país já beneficiaram mais de 7 mil pessoas, entre homens e mulheres. Saiba mais

Imagem de capa - Mais de 3 mil graduados no Curso Autoconhecimento na África do Sul

O Curso Autoconhecimento promovido pelo projeto Raabe, em todo o Brasil e em vários países do mundo, foi elaborado especialmente para as mulheres se conhecerem melhor. Na África do Sul, o objetivo não é diferente. E, durante 9 semanas, todas as terças-feiras, elas se reuniram para debater temas que as levassem a uma reflexão sobre si.

Segundo Márcia Pires, responsável pelo projeto Raabe no país, mais de 7 mil pessoas já se beneficiaram com as aulas desde 2017. Em novembro último, 3.365 foram graduadas em todo o país. Durante os encontros, elas aprendem a usar as ferramentas necessárias para vencer traumas do passado, abusos e medos que muitas delas trazem dentro de si.

Recém-formada, Thandokazi Princess Marawule, de 35 anos, participou dedicadamente de cada aula do Curso Autoconhecimento. Ela, que sofreu um relacionamento abusivo e chegou até mesmo a se mudar de cidade com o seu filho (para fugir da violência doméstica), fez questão de relatar a sua transformação de vida.

“Eu era noiva de um homem extremamente abusivo. O abuso era físico e emocional. Fui para outra cidade com meu filho. Mas, não foi fácil. Pois, mesmo não estando com ele fisicamente, a dor continuava dentro de mim. O ódio que eu nutria, me culpava por tudo que tinha acontecido na minha vida. Havia decidido não mais perdoá-lo”, declarou.

E continuou: “Na primeira semana do curso, procurei uma das voluntárias. Fui ouvida e ouvi sobre perdão. Entendi que para que pudesse me tornar livre, eu deveria reconhecer minha situação e perdoar. Hoje, sou livre interiormente, feliz e capaz de ajudar outras mulheres. Uma amiga do trabalho, que também havia passado por traumas, ao me acompanhar semanalmente nas aulas, foi capaz de perdoar e sua família foi reconciliada.”

Homens também são bem-vindos

Embora o curso seja voltado para as mulheres, muitos homens mostraram interesse e participaram dessa edição. Alguns deles também carregavam traumas do passado, mas queriam melhorar como pessoa. Foi o caso de Nelson Guambe, de 38 anos. Ele enfrentava muita dificuldade para deixar as coisas do passado, principalmente no que se referia à vida amorosa.

“Ao ouvir que homens também eram bem-vindos no curso, realmente, fiquei motivado e aproveitei a oportunidade. Eu tinha muita dificuldade de deixar as coisas do passado para trás. Isso afetava, principalmente, a vida amorosa. Com as aulas, aprendi como seguir em frente. Apliquei as lições que aprendi e sou grato pela transformação que aconteceu dentro de mim. Hoje, sou feliz e o passado não me ofende mais. Estou focado no meu futuro”, afirmou.

Muitos deles se dedicaram fielmente, comparecendo em todas as aulas. Assim, puderam testemunhar a diferença na vida deles e o impacto também causado na família. O senhor Simphiwe Stinise, de 49 anos, relatou que no instante que ouviu falar sobre o curso não se interessou muito, mas logo mudou de opinião.

“Ao acompanhar minha esposa, fiquei impressionado com a mensagem das aulas e como o passado pode nos afetar. Aprendi a como olhar para dentro de mim e isso me ajudou como marido e como homem. Pois, ao descobrir minhas debilidades, eu pude mudar. Hoje, o nosso casamento anda de acordo os caminhos de Deus”, comentou.

A esposa dele, Queen Stinise, de 48 anos, também falou sobre a importância do curso Autoconhecimento na vida dela.

“Reconheço que, antes, eu era uma pessoa orgulhosa, egoísta e medrosa. Tinha receio de ser julgada. Nem com meu marido eu conseguia me abrir. Mas, durante o curso, aprendi que devo esquecer o que os outros pensam de mim e me concentrar na minha pessoa. Ao fazer isso, com a ajuda de Deus, venci. Fui capaz de expressar para meu marido coisas que estavam me afetando. E, isso fez muito bem para o nosso casamento. Agora não guardo as coisas para mim, compartilho. E, quando preciso, sou capaz de pedir ajuda”, disse.

Inclusão

Em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, a língua de sinais foi inserida durante as aulas para pessoas surdas, como a aluna Tina. Assista ao vídeo abaixo com o testemunho dela sobre como foi a sua experiência no curso e os resultados alcançados.

Curso Autoconhecimento

As inscrições para o próximo Curso Autoconhecimento no Brasil estão abertas. As aulas são totalmente gratuitas.

Em São Paulo, você pode realizar sua inscrição às quintas-feiras, a partir das 18h30 no hall de Atendimento do Templo de Salomão. Ou no primeiro dia de aula que tem início, em 3 de dezembro, terça-feira, às 19h.

Para demais localidades, clique aqui. Você pode também assistir às aulas online, pois, já estão disponíveis no Univer Vídeo as 10 palestras do curso.

Confira abaixo galeria com mais fotos:
imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas