Mais de 10 mil participam da “Caminhada do Amor” na África do Sul

Casais se reuniram para aprender a como ter um diálogo inteligente

Imagem de capa - Mais de 10 mil participam da “Caminhada do Amor” na África do Sul

Para que haja o amor inteligente entre o casal é importante que esses aprendam a como ter um diálogo também inteligente. Com a proposta de promover o diálogo entre os casais, a “Caminhada do Amor” aconteceu no dia 26 de outubro último em todo o Brasil e em mais 140 países. Inclusive, na África do Sul, onde reuniu mais de 10 mil pessoas em todo o país.

Em Johanesburgo, a maior cidade da África do Sul, o evento aconteceu no zoológico da cidade. O Bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho da Universal no país, esteve presente acompanhado de sua esposa Marcia Pires.

Comunicação faz parte do relacionamento

Na abertura da “Caminhada do Amor” em Johanesburgo, o Bispo Marcelo ressaltou sobre a importância de conhecer bem um ao outro para resolver os desafios do dia a dia e evitar conflitos entre o casal.

“Quando você conhece seu parceiro em um nível mais profundo, você sabe o que precisa e o que fazer para evitar conflitos. Converse sobre seu relacionamento e você verá benefícios positivos. O ambiente agitado e as pressões diárias do trabalho e da vida, impedem que os casais passem tempo juntos e, geralmente, têm pouco tempo com os filhos. Sem comunicação efetiva, as pessoas não se entendem e surgem perguntas: por que ele responde dessa forma? Por que ela está chateada? Hoje é uma oportunidade para vocês reconectarem. Conte ao seu parceiro o que está sentindo, celebre o que está indo bem e conversem sobre as áreas que precisam de mais atenção. Pare e use esse tempo para pensar, conversar sem julgamento e encontrar um caminho a seguir”, comentou.

E, Marcia completou: “Uma das coisas que mais reclamamos é que não temos atenção do nosso parceiro quando quereremos falar. E, hoje, é a sua vez. Durante esse tempo que vão passar juntos aqui, você terá atenção dele. Mas, usem isso com sabedoria, falem honestamente e aprendam a ouvir um ao outro. Esses aspectos da comunicação são essenciais para construir um relacionamento bem-sucedido e duradouro.”

Dedicar tempo e cuidados

A “Caminhada do Amor” reuniu casais que fecharam a agenda de compromissos para dedicarem tempo ao relacionamento. Assim como foi com o casal Sfiso e Lethu Qumbisa, ambos de 43 anos. O autônomo e a professora participaram pela primeira vez do evento. Lethu relatou ter tido uma experiência maravilhosa, já que no dia a dia os dois trabalham muito e acabam ficando sem tempo para conversar. Ainda mais com filhos para cuidar.

Com a Caminhada, o casal pôde ter um momento apenas para eles, sem outras preocupações, e ainda manter uma conversa mais profunda. Ela disse que o questionário que eles receberam ajudou muito. Sifiso comentou que os dois chegam em casa muito cansados, e mesmo desejando conversar mais, acabam não tendo oportunidade. Contudo, durante a caminhada sentiram como se estivessem conversando pela primeira vez, como se fosse no primeiro encontro.

Semelhantemente, aconteceu com o casal de obreiros Kelebogile e Vincent Kgari, casados há 8 anos. “Conseguimos ter um momento de qualidade apenas para nós, sem distrações, olhando olho no olho e dialogando. O tempo que passamos juntos não foi em vão. Foi maravilhoso, pois, descobrimos coisas que precisamos mudar e coisas que precisamos fazer um para o outro, a fim de melhorar o nosso casamento. Com certeza, esse momento foi especial e nos beneficiou muito. Agora, vamos investir mais no nosso casamento, cuidando mais um do outro”, contaram.

O casal deve ouvir um ao outro

A “Caminhada do Amor” estimula o casal a ouvir um ao outro. Foi o que aconteceu aos recém-casados Samson Mbali, de 36 anos, e Zama Mbali, de 35 anos, que participaram do evento pela primeira vez.

Samson afirmou que foi uma oportunidade de separar um tempo para conversarem e que puderam identificar muitas coisas que precisam fazer para desenvolver o relacionamento. Zama confessou que fala bastante, contudo, durante a caminhada, pôde ouvir seu marido. E relata que foi muito bom quando ele mostrou alguns pontos que ela precisa melhorar, no entanto, não havia percebido.

Já para o casal de obreiros Catherine Phalane, de 44 anos, e Peter Phalane, de 46 anos, essa foi a quarta edição da “Caminhada do Amor” da qual participaram. Casados há 19 anos, eles declaram que aprenderam a estimar um ao outro com as boas qualidades, mas também com as diferenças.

“Por meio de nossos diálogos durante o evento aprendemos a apreciar um ao outro. Tanto as qualidades quanto as diferenças, e aprendemos a sacrificar um pelo o outro. Durante 14 anos tivemos dificuldades com a comunicação. Evitávamos conversar para que isso não trouxesse desentendimento na nossa relação. Mas, com essa atitude, os problemas não eram resolvidos. A partir da primeira ‘Caminhada do Amor’ aprendemos a ser honestos um para com o outro. Nossa comunicação mudou 100% e, hoje, agradecemos a Deus pelos ensinamentos que recebemos”, concluiu o casal.

Quer saber mais sobre o amor inteligente e também outros assuntos? Não deixe de acompanhar diariamente as publicações do universal.org. E, para saber onde tem uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas