Luto intenso aumenta risco de morte em até 10 anos, aponta estudo
Depressão tem Cura e Projeto Consolador podem ajudar neste processo. Saiba mais
Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, acompanharam 1.735 pessoas que perderam familiares próximos. A análise durou 10 anos e avaliou a relação entre sintomas de luto e mortalidade.
Principais achados:
– 26,5% dos participantes com altos níveis de sofrimento morreram no período.
– Entre os que apresentaram menor impacto, o índice foi de 7,3%.
– Inclusive, pessoas com luto persistente tiveram quase o dobro de risco de morrer em comparação com aquelas com sintomas leves ou moderados.
Trajetórias do luto:
Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco grupos, conforme a intensidade e duração dos sintomas. O maior risco foi identificado entre os que mantiveram sofrimento intenso ao longo dos anos.
O que dizem os especialistas:
A pesquisadora Mette Kjærgaard Nielsen destacou que: “O estudo é o primeiro a investigar padrões de mortalidade e uso prolongado de serviços de saúde após o luto. Muitos participantes com luto intenso já tinham sinais de vulnerabilidade mental antes da perda, como histórico de uso de medicamentos psicotrópicos.”
O apoio da Universal:
A Universal promove dois projetos que podem dar suporte quando o assunto são os impactos emocionais do luto.
Consolador:
Este é um dos trabalhos do grupo de Evangelização (EVG), teve início em dezembro de 2015 e tem como missão levar palavras de fortalecimento, conforto e alívio. Assim, os voluntários se disponibilizam a fazer orações e prestam assistência espiritual em locais como Instituto Médico Legal (IML) do Brasil, capelas, velórios e cemitérios. Da mesma forma, fazem acompanhamento às famílias que enfrentam o luto com visitas aos lares.
Depressão tem Cura:

Grupo oferece, gratuitamente, apoio emocional e espiritual a quem sofre com depressão, ansiedade, desejo de suicídio, doenças emocionais e, claro, luto persistente.
Caso você precise desabafar, marcar um atendimento ou uma visita em sua casa, envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 3573-3662.
Além disso, acesse as redes sociais oficiais do grupo para ver ações e eventos realizados: Facebook, Instagram e YouTube.
Vida a Cores:
Por fim, se a dor na alma tomou uma proporção gigantesca, aproveite para participar do evento Vida a Cores, que acontecerá no próximo domingo, dia 05/10.
Foi neste evento que Naira Silva venceu a depressão que a acompanhou por 20 anos e quase ceifou sua vida. “O vazio consumia minha alma. Nesse período tentei o suicídio quatro vezes”, conta. Veja seu relato completo abaixo:
Participe do “Vida a Cores” no Templo de Salomão às 7h, 18h e, especialmente, 9h30. Ademais, também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre endereços e horários aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo