Luau FJU "Ondas Eternas" reúne milhares de jovens

Evento aconteceu na Esplanada do Templo de Salomão e mobilizou participantes no Brasil e no exterior

Imagem de capa - Luau FJU "Ondas Eternas" reúne milhares de jovens

A fé foi o ponto de partida de um dos maiores encontros da juventude neste início de ano. No dia 10 de janeiro, a Força Jovem Universal (FJU) promoveu a 5ª edição do Luau FJU. Com o tema “Ondas eternas”, o primeiro grande evento do grupo em 2026 reuniu mais de 160 mil jovens em todo o Brasil e mais de 15 mil no exterior.

Em São Paulo, a Esplanada do Templo de Salomão ficou completamente tomada por jovens vindos de diversas regiões da capital e da Grande São Paulo. O evento começou às 15 horas e mobilizou simultaneamente participantes nos 26 Estados brasileiros, no Distrito Federal e em quatro países, o que reforçou o alcance e a força do movimento. Conduzido pelo Bispo Celso Júnior, responsável nacional pela FJU, o Luau acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, data que celebra o Dia Nacional da Força Jovem Universal, instituído pela Lei Federal nº 4.616/23.

Projetos da FJU em destaque

Desde o início, os participantes foram convidados a conhecer de perto os projetos da FJU, por meio de uma exposição em tendas montadas em frente ao Jardim Bíblico. Cada espaço apresentou ações desenvolvidas nas áreas social, cultural, esportiva e evangelística, mostrando como o trabalho não se limita à realização de atividades pontuais e beneficia jovens que vivem em diferentes realidades.

Esse contato direto com os projetos chamou a atenção de muitos participantes, como a da jovem Julia Gomes, de 18 anos, que afirmou: “O que mais gostei foi o teatro. Estou na FJU há um tempo, mas não participava de nenhum projeto. Conhecer melhor me fez ver que eles ajudam de verdade. Tem gente que acha que os projetos não ajudam, mas eles estão focados em ganhar almas e transformar vidas”.

Passeio pelo Santuário

Em seguida, 2.200 jovens que ainda não conheciam o Templo de Salomão participaram de um tour pelo Santuário. Eles conheceram cada detalhe do local e, dessa forma, entenderam o significado espiritual de cada espaço. Essa iniciativa preparou o público para a programação principal e reforçou o caráter espiritual do encontro.

Logo depois, todos se reuniram na Esplanada para o esquenta com a Banda da FJU, responsável por um momento de animação e união. Na sequência, o musical da FJU prendeu a atenção do público ao apresentar, por meio da dança, cada projeto do grupo. O objetivo foi alcançar principalmente os jovens que ainda não conheciam a atuação da FJU.

As ondas passageiras e as suas consequências

Na sequência, o Bispo Celso Júnior falou da mensagem central do evento e explicou o motivo da escolha do nome “Ondas eternas” para esta edição. Ele alertou que as ondas passageiras representam modas, tendências e comportamentos que surgem rapidamente e desaparecem com a mesma velocidade, mas que podem deixar consequências eternas como a perda da salvação.

Muitos jovens se identificaram com essa reflexão, como no caso da auxiliar administrativa Carolina Alves da Silva, de 21 anos, que comparece ao Luau desde a primeira edição. Ela contou que “cada Luau traz algo novo. Deus fala conosco de forma diferente a cada edição. Vejo a importância da FJU na vida dos jovens, fortalecendo e mostrando onde devemos investir para levar a verdadeira alegria”.

Um alerta espiritual para os dias atuais

O Bispo ainda abordou a questão do estado de distração espiritual em que muitos vivem atualmente e da necessidade de vigilância e preparo espiritual.

Ele esclareceu também que existem dois reinos (o Reino de Deus e o reino do mundo) e salientou que não basta frequentar uma igreja ou participar de um grupo para fazer parte do Reino de Deus, mas que é preciso obedecer à Palavra e viver a fé prática.

Ondas eternas: a Palavra que transforma

Ao encerrar a mensagem, o Bispo destacou que as ondas eternas representam a Palavra de Deus comparada a uma onda sonora que, quando ouvida e praticada, produz mudanças definitivas. Segundo ele, diariamente acontecem decisões espirituais: enquanto alguns se afastam, outros, ao ouvirem a Palavra, escolhem mudar de vida e permanecer no Reino de Deus.

Nesse contexto, ele ressaltou que 2026 será o Ano do Ide, reforçando o compromisso da Força Jovem Universal com o evangelismo, uma vez que a Palavra precisa ser transmitida. “As ondas eternas tiveram início com Jesus e chegam até os dias de hoje, sendo transmitidas de um para outro, sem jamais parar em nós”, alertou.

O livre-arbítrio

O Bispo também enfatizou que não há neutralidade espiritual. “Quando a pessoa morre fora do Reino de Deus, o diabo tem autoridade para levar essa alma”, afirmou. Ao explicar por que Deus permite isso, ele destacou que o Criador não força ninguém a fazer parte do Seu Reino, pois concedeu ao ser humano o maior poder que existe: o livre-arbítrio. “Assim como o diabo não pode me forçar a ficar no reino do mundo, Deus não pode me forçar a vir para o Reino d’Ele. Sou eu quem escolho”, reforçou.

No entanto, “quando a pessoa ouve essa Palavra — a onda eterna — e decide mudar, recomeçar e deixar a vida errada, ela sai do reino deste mundo e entra no Reino de Deus”, concluiu.

Como contatar a FJU

Para saber mais sobre o trabalho da FJU, acesse:

Site: forcajovemuniversal.com
Instagram: @oficialfju
YouTube: @ForcaJovemUniversal
Central FJU: (11) 2178-1187

Ou visite a Central FJU, situada na Rua João Boemer, 225, no Brás, SP.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Guilherme Branco e reprodução