Louco ou prudente?

Como na história que o Senhor Jesus contou, não basta querer a Salvação sem estar pronto para ela

Imagem de capa - Louco ou prudente?

Todos os que frequentam uma Igreja querem a Salvação depois desta vida terrena. Mas “esquentar o banco” de um templo não é garantia de nada sem que haja a devida entrega a Deus. O próprio Senhor Jesus deu um exemplo bem claro disso na Parábola das Dez Virgens (leia em Mateus 25.1-13).

Na história, o Messias fala que “o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas” (versículos 1 e 2). As prudentes, segundo o Filho do Homem, levaram suas lamparinas movidas a azeite, mas também uma vasilha à parte com o óleo de oliva para abastecê-las. As jovens restantes levaram somente as lâmpadas, na pressa, sem se preocuparem com o combustível.

O esposo demorava a chegar e todas adormeceram. À meia-noite, ele deu sinais de chegar e as moças saíram a correr para encontrá-lo no caminho e guiá-lo para a casa. As jovens sem o azeite pediram o óleo emprestado às prudentes, mas essas aconselharam-nas a ir comprar, pois ele não seria suficiente para todas.

Enquanto as despreparadas iam comprar azeite, o esposo chegou, foi recebido pelas prudentes e se fechou com elas em casa. As imprudentes chegaram e bateram à porta, mas não foram recebidas, pois o homem não as considerou suas noivas por não terem se preparado. Até já haviam comprado o azeite, de última hora, no desespero, mas já era tarde demais.

O Senhor Jesus aconselha, com o exemplo das virgens despreparadas: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.” (versículo 13). Ele se refere à Sua própria volta no Fim dos Tempos, que pode ocorrer a qualquer momento, mas muita gente não vai ser salva, pois não basta querer sem estar pronta, sempre deixando para amanhã.

Prioridades erradas
Segundo o Bispo Edir Macedo esclareceu em uma reunião no Rainbow Theatre, templo da Universal em Londres, na Inglaterra, “as dez virgens representam os cristãos. Contudo a metade era insensata e outra metade prudente. As insensatas não levaram o azeite, que é o símbolo do Espírito Santo, mas as prudentes o levaram. O azeite é o que mantém a chama acesa – e a chama representa a fé. Sem o azeite não há chama e, não havendo chama, consequentemente, a vida fica entregue às trevas.”

Para o Bispo, as virgens imprudentes de hoje são as pessoas que se preocupam com as finanças, a família, a saúde, a vida sentimental, mas não com o mais importante: a própria Salvação. “Você pode conquistar mundos e fundos, o que quiser. Pode ser a pessoa mais rica, mais poderosa do mundo, mas se não tem o Espírito Santo, é o ser humano mais pobre, mais miserável que existe na face da Terra e, quando morrer, sua alma ficará renegada à perdição eterna. Esse é o problema, pois não existirá uma segunda chance. Morreu, acabou. Qual é a sua situação? Você é uma virgem tola ou prudente?”

É óbvio que é necessário planejar o futuro, cuidar desses outros aspectos dos quais o Bispo falou, tais como dinheiro, saúde, família e tudo mais, mas de nada adianta priorizar as coisas materiais e deixar o cuidado espiritual para depois. “Claro, quem é sábio pensa no futuro, não só da carne, mas da alma. Quem não é sábio é como criança, anda de acordo com as emoções, não usa o intelecto, mas apenas quer os bens materiais, que não são proibidos. O que você não pode é fazer da conquista deles a prioridade da sua vida, pois se você fizer isso a sua lâmpada vai se apagar e onde encontrará o óleo para acendê-la outra vez? Essa vida que está vivendo, cedo ou tarde, vai acabar.”

Com pecado, sem Salvação
O Bispo Macedo complementa esse raciocínio: “muitos pensam que, pelo fato de estarem na Igreja, automaticamente serão cheios do Espírito Santo. Mas, como nascer de novo e ser batizado com o Espírito Santo sem o arrependimento dos pecados? Esse tem sido o motivo de muitos ainda não serem selados. Só emendam os caminhos e as obras aqueles que estão arrependidos dos seus pecados”.

Tudo é bem claro, segundo o Bispo: “o Senhor Jesus não veio chamar justos, e sim os pecadores ao arrependimento. Enquanto houver pecado, não haverá Salvação. Os que se arrependeram – e por isso estão limpos – estão prontos para se apresentar diante de Deus”.

Como as virgens tolas pensavam, querer não é poder. É apenas o primeiro passo para tomar uma atitude, como fizeram as jovens prudentes. As imprudentes são os cristãos que estão em pecado, mas querem uma Salvação que nunca terão. “Se é o seu caso, emende os seus caminhos e obras, ou seja, arrependa-se agora. ‘Daqui a pouco’ pode ser tarde demais. Com a Salvação não se brinca, nem se perde tempo”, finaliza o Bispo Edir Macedo.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images