Local que marcou o início da Universal recebe o primeiro Batistério Público

Praça do Méier, no Rio de Janeiro, palco dos primeiros cultos realizados pelo Bispo Edir Macedo, agora abriga um espaço público para batismos

Imagem de capa - Local que marcou o início da Universal recebe o primeiro Batistério Público

A fé voltou a ocupar um espaço histórico no Rio de Janeiro. No dia 13 de dezembro, a Praça do Jardim do Méier, localizada na zona norte da cidade, se transformou em um verdadeiro altar a céu aberto com a inauguração do primeiro batistério público do município, realizada às vésperas do Dia da Bíblia, celebrado no Brasil no segundo domingo do mês de dezembro.

O evento representa não apenas a entrega de um novo equipamento urbano, mas também o reconhecimento oficial da fé cristã no espaço público. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a lei, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, que nomeia o local como Praça da Bíblia, destinando-o a orações, batismos e manifestações de fé.

A Lei nº 9.205, de autoria da vereadora Tânia Bastos (Republicanos), reconhece o espaço, urbanizado em 1916, como um ponto histórico dedicado à fé cristã. “Na Câmara, apresentamos o Projeto de Lei nº 1.649/2025 em conjunto com os vereadores Inaldo Silva e Deangeles Percy. Este local marca o início da história da Igreja Universal e sua missão de levar a Palavra de Deus a todos. O batistério inaugurado hoje é um símbolo de renovação, fé e compromisso com Deus e será um local de encontro, oração e reflexão”, destacou a vereadora.

Um espaço de fé em plena área pública
A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, ressaltou o significado do espaço: o local é emblemático para a história da Igreja Universal e do Bispo Edir Macedo, pois foi ali, no coreto da praça, que há 48 anos aconteceu o primeiro culto que deu origem a uma obra hoje presente em diversos países.

Aberto, gratuito e com respeito à liberdade religiosa, o batistério foi idealizado para permitir que pessoas de diferentes denominações cristãs realizem o batismo em um espaço público. A estrutura conta com tanque para batismo por imersão, cascata d’água e uma Bíblia cenográfica em resina. O lugar tornou-se um novo marco religioso e cultural da cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes destacou o caráter democrático do espaço: “Esse é um lugar para os cristãos poderem vir se batizar, se encontrar com o Senhor, louvar, enfim, estarem junto com Deus. É mais um espaço numa cidade com tanta fé”.

Autoridades, líderes religiosos e memória viva
A cerimônia reuniu autoridades municipais, lideranças religiosas e fiéis. Estiveram presentes o prefeito Eduardo Paes, o
vice-prefeito Eduardo Cavalieri, o Bispo Honorilton Gonçalves, responsável pela Universal no Estado, além de contar com a participação especial do Bispo Edir Macedo, ao vivo, por meio de videoconferência.

Em sua mensagem, o Bispo Gonçalves ressaltou o significado espiritual do batismo: de ser um marco de transformação interior. “A partir do momento em que a pessoa crê que o Senhor Jesus é o único e suficiente Salvador e desce às águas, ela levanta uma nova criatura”, disse o Bispo, que conduziu a reunião e explicou que o batismo é um ato de fé consciente e decisivo. Ele também reforçou o propósito maior do espaço recém-inaugurado: “Deus vai usar esse lugar para realizar o sonho d’Ele, que é curar e ganhar a alma da pessoa”, declarou.

Um memorial público dedicado à Palavra de Deus
A participação do Bispo Macedo trouxe à tona o impacto espiritual e social da iniciativa. Em transmissão ao vivo, ele destacou a relevância do que estava acontecendo naquele momento: “O que está acontecendo aí nessa praça do Méier é muito importante, não apenas para nós, participantes disso aí, mas para todas as pessoas caídas, frustradas, desanimadas e tristes”. O Bispo também ressaltou o privilégio de ver a fé ocupar, de forma oficial, um ambiente acessível a toda a população.

Um novo começo nas águas
A celebração foi organizada pela União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas).

Com mais de 100 anos de história, a Praça do Jardim do Méier foi retratada em cenas do filme Nada a Perder, que narra momentos marcantes da trajetória do Bispo Edir Macedo.

A inauguração do batistério preserva a memória, valoriza a fé no espaço público e projeta o futuro, mostrando que a Palavra de Deus permanece viva, acessível e transformando vidas.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Sandro Diniz