Livro na estante não faz bem a ninguém

Apesar de bonitos, eles não foram feitos para decorar. Aprenda a tirar proveito de uma boa leitura

Imagem de capa - Livro na estante não faz bem a ninguém

Os livros podem ser grandes companheiros, pois por meio deles aprendemos, nos divertimos e compreendemos melhor nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Você pode ser o tipo de leitor que não resiste a comprar um novo livro, mesmo sabendo que já possui outros que ainda não foram lidos e estão apenas decorando sua estante. Embora uma estante cheia de livros crie um belo efeito visual, se não forem lidos, eles se tornam tão inúteis quanto um guarda-chuva fechado em dias chuvosos, já que não estão cumprindo sua função. A leitura pode influenciar nossa maneira de pensar e, consequentemente, de agir. Logo, tão prejudicial quanto ter livros e não lê-los é não ser criterioso ao escolhê-los.

Alimento para a Fé

Livros com lições extraídas da Bíblia são um excelente investimento espiritual. Aliás, a Bíblia foi o primeiro livro no mundo a ser impresso, reproduzido em grande quantidade e é a publicação mais lida da história da Humanidade. Sua importância reside no fato de que toda Ela foi inspirada por Deus para ensinar, repreender, corrigir, instruir no que é justo e capacitar para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

Por essa razão, a Universal investe na produção de literatura que promova a edificação espiritual do leitor. Sandra Gouvêa, editora da Unipro, explica que “os livros com base nos ensinamentos bíblicos servem como guias práticos para desenvolver e fortalecer a fé esclarecendo passagens na Bíblia, tornando-as mais acessíveis e aplicáveis ao dia a dia, além de corrigirem ideias erradas e responderem a dúvidas. Eles também oferecem orientações que incentivam mudanças reais de atitude e promovem a santidade, o temor e a comunhão com Deus”.

Confira três best-sellers, todos de autoria do Bispo Edir Macedo, que abrirão os seus olhos para a verdade por trás de assuntos espirituais polêmicos, mas que, se compreendidos, podem conduzir o leitor a uma vida feliz e realizada.

Nos Passos de Jesus

Com mais de 15 milhões de cópias vendidas e traduzido para mais de dez idiomas, Nos Passos de Jesus é o guia perfeito para quem quer seguir o caminho indicado pelo Senhor Jesus. Nem sempre é fácil, mas o Messias nos deixou o passo a passo para uma vida completa e feliz em Sua Palavra. De fácil compreensão, o livro aborda os temas que são a base da vida de qualquer cristão.

“Ao ler o livro Nos Passos de Jesus, entendi que o perdão é algo importante nesta caminhada. O livro é destinado a todos, tanto àqueles que estão iniciando a trajetória com Jesus quanto aos que entendem a importância de reforçar assuntos tão essenciais para a vida espiritual, como acrescentou à minha vida também.”

Valdemir de Oliveira, de 58 anos, controlador de acesso

Orixás, caboclos e guias: deuses ou demônios?

Lançado em 1997 e atualizado em 2021, o livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios? tem mais de 3 milhões de cópias vendidas. Fundamentado na Palavra de Deus, ele aborda temas como mediunidade, enganos espirituais, crentes endemoninhados e o papel da Igreja na luta contra essas influências. O leitor terá esclarecimentos sobre a origem de doenças, desavenças, vícios e outros males que assolam o ser humano, com detalhes sobre os truques usados pelo diabo e seus anjos para iludir a Humanidade. O livro apresenta dez passos para quem deseja se libertar do mal.

“O livro Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios? me impactou bastante. Eu ganhei de uma amiga de trabalho e não era da fé e muito menos acreditava que existiam esses tipos de demônios. Eu li um trecho que achei muito interessante de como podemos nos expor a influências espirituais. Ele me fez entender que tudo que estava acontecendo de ruim na minha vida tinha uma força maligna que estava atuando ali.”

Andréa Martins Forte, de 39 anos, empresária

O Ouro e o Altar

“Qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?” (Mateus 23:19). Essa pergunta, feita pelo Senhor Jesus há mais de 2 mil anos, é o cerne do livro O Ouro e o Altar. A obra apresenta um chamado urgente para que a Igreja contemporânea resgate os valores Divinos, entre os quais a sinceridade e a consideração com o Altar. Cada capítulo é um alerta para que ninguém se perca espiritualmente.

“Por meio da leitura do livro O Ouro e o Altar vi claramente o meu estado espiritual. Eu era um carrasco religioso que achava que tinha razão em tudo. Com a leitura do livro, entendi que tudo que faço é uma oferta para Deus e o Altar é que a santifica. Após ter recebido tão grande revelação, passei a me permitir ser moldado pelo Espírito Santo. A minha vida foi reconstruída pela misericórdia de Deus.”

Antônio Carlos de Oliveira, de 60 anos, corretor de imóveis

Dicas para aproveitar melhor a leitura

Leia com propósito

Antes de começar, reflita sobre o que deseja aprender ou extrair do livro. Isso o ajudará a manter o foco e facilitará a aplicação dos ensinamentos na vida diária.

Anote e reflita

Faça marcações, escreva suas reflexões e registre trechos interessantes. Depois, reflita sobre como essas ideias podem impactar sua fé e suas atitudes.

Coloque o que leu em prática

A leitura só faz diferença quando gera transformação. Aplique as lições mudando seu comportamento e compartilhando o que aprendeu com outras pessoas.

Depois da leitura, doe o livro a um conhecido ou a um grupo na Igreja.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Divulgação e Cedidas