Lições que você precisa aprender com os atletas olímpicos
Conheça 9 princípios que os campeões possuem e que todos precisam aplicar para se tornar vencedores
1 – Eles têm um propósito
Todo atleta sonha disputar uma Olimpíada e, para isso, se prepara durante anos. E, ao chegar lá, um novo propósito é definido: conquistar a tão sonhada medalha de ouro, premiação máxima.
Qual é o seu propósito de vida? Se não sabe, então você tem um problema, pois sem um propósito definido a sua vida estará fadada à mesmice, que é pior do que o fracasso, pois, para fracassar, primeiro é preciso uma tentativa de vitória, e só quem tem um propósito é quem tenta vencer. Sem um objetivo não há nem fracasso nem vitória.
Todo os vencedores só o são porque direcionaram as suas decisões e ações para alcançar algo (propósito). São as metas, os sonhos e objetivos que nos impulsionam a enfrentar os desafios e vencê-los. Defina agora o seu, e quando chegar lá, trace um novo. Não pare, não se acomode, continue sonhando e, consequentemente, conquistando.
2. Eles mantêm o foco
O atleta não se distrai, não permite que nada o desvie do seu objetivo. A sua prioridade é investir na realização do seu sonho, por isso abre mão de tudo que possa tirar a atenção dele do seu objetivo principal. Todas as suas decisões e escolhas são direcionadas para alcançar esse objetivo.
Se você tem um sonho, mas não faz nada para a realização dele, então esse sonho não passa de uma ilusão.
O que mostra o quanto você deseja algo é o que você faz em relação àquilo. Então, haja como os atletas: mantenha o foco, trabalhe, treine duro para alcançar o seu objetivo. Estabeleça metas diárias, direcione os seus passos, todos os dias faça algo que lhe direcione para mais perto do seu sonho
3. Eles conhecem e exploram os seus pontos fortes
O atleta conhece o seu corpo, do que ele é capaz, conhece a sua resistência física. E por isso numa competição ele sempre vai investir naquilo que faz melhor, explorar o seu ponto forte. Ele também conhece o seu ponto fraco, em que precisa melhorar, e se esforça para isso. Não se acomoda, mas está sempre investindo para aumentar o seu potencial e se tornar ainda mais competitivo.
Todos nós temos pontos fortes e fracos, e é de extrema importância conhecê-los, para que possamos usá-los a nosso favor e estarmos em constante desenvolvimento.
4. Eles conhecem os seus limites
O atleta tem consciência das suas limitações e as respeita. Isso é extremamente importante, pois se ele impõe a si mesmo um esforço maior do que o seu corpo pode suportar, isso poderá comprometer o seu desempenho e até tirá-lo da competição.
Não é inteligente querer dar um passo maior do que a perna. É preciso saber a hora de parar, retomar o fôlego, para então pegar impulso e conseguir dar um salto maior. Autoconhecimento é primordial para alcançar o sucesso. Não exija demais de si mesmo, ninguém é o melhor em tudo, mas sempre é possível melhorar.
5. Eles são disciplinados
Eles não medem sacrifício para alcançar um objetivo, por isso são dedicados e disciplinados. Abrem mão de diversão, descanso, momentos com a família, sacrificam a vida social e se submetem a uma alimentação restrita, disciplina rígida e treinamento pesado. Um campeão não nasce do dia para a noite, é um conjunto de ações e escolhas que determina se ele chegará ao pódio olímpico ou não.
Eles não se deixam abater por uma derrota, em vez disso, a usam como estímulo para se dedicar ainda mais e se superarem. Vários atletas disputam uma mesma modalidade esportiva, por isso buscam ter um diferencial e se destacar entre os demais.
Foi o que fez a judoca Rafaela Silva (foto à esquerda), que após ser desclassificada nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ainda foi vítima de racismo, mas não se deixou abater, em vez disso se superou, e hoje, 4 anos depois, conquista a medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016. De longe, a melhor resposta que poderia dar.
Portanto, esqueça o que os outros pensam a seu respeito, busque um diferencial, seja o melhor no que faz, destaque-se e conquiste o primeiro lugar no pódio da vida.
7. Eles quebram os próprios recordes
Eles nunca se dão por satisfeitos, entendem que sempre há mais a aprimorar, aperfeiçoar, aumentar a performance e o desempenho e superar o seu próprio recorde.
Não se permita ficar na zona de conforto. A cada conquista estabeleça novas metas, novos objetivos, busque ser melhor continuamente.
8. Eles trabalham em equipe
Nenhum atleta chega a uma Olimpíada trabalhando sozinho. Ele conta com o apoio de vários profissionais que o auxiliam com orientações e treinamentos. E é preciso ser humilde para se submeter aos conselhos e repreensões da equipe, tendo sempre em mente que todos estão ali trabalhando pelo mesmo objetivo.
O mesmo vale para a vida de um modo geral. Nenhum ser humano é uma ilha. Seja qual for o seu sonho, o seu objetivo, tenha em mente que você pode e deve contar com as pessoas ao seu redor, que torcem por você e desejam vê-lo subir no pódio, e vibrar com você a cada vitória.
9 – Eles têm fé em si mesmos
Eles acreditam no próprio potencial, e por isso não desistem nunca.
Você nunca pode perder a fé em si mesmo, pois ela é necessária para você alcançar o seu propósito. E, sobretudo, tenha fé em Deus, pois será ela que irá lhe direcionar e fazê-lo alcançar o inimaginável.
Todos esses princípios mencionados acima estão relacionados à fé consciente, pois ela tem foco, direção e orientação bem definida.
O bispo Júlio Freitas esclarece que a fé consciente faz a pessoa ser definida, saber quem ela é e quem Deus quer que ela seja. Faz a pessoa colocar toda a força no que almeja, ao invés de dividir as forças para várias metas. A faz subir degrau por degrau com toda a convicção.
Para aprender mais sobre o segredo dos vencedores, participe das palestras do Congresso para o sucesso, que acontecem no Templo de Salomão, todas as segundas-feiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, 22h, ou em uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui para ver o endereço.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
