Junho Vermelho: Campanha de doação de sangue mobiliza voluntários e salva milhares de vidas
Com ações no Brasil e em outros oito países, campanha liderada pelo Grupo da Saúde Universal já beneficiou mais de 700 mil pessoas com doações de sangue.
Doar sangue leva apenas alguns minutos, mas pode salvar até quatro vidas. Esse é o propósito da campanha Junho Vermelho, que tem mobilizado milhares de voluntários em todo o Brasil e em outros países para ajudar a manter os estoques dos hemocentros abastecidos — especialmente em uma época do ano em que os níveis costumam cair drasticamente.
Doação de sangue: um gesto simples que transforma vidas
No Brasil, os bancos de sangue enfrentam dificuldades constantes para manter os estoques em níveis seguros. Por isso, campanhas como a promovida pelo Grupo da Saúde Universal (GSU) são essenciais para salvar vidas.
- “Eu coloquei no meu coração: eu vou doar, porque eu quero ajudar também, assim como ajudaram meu netinho”, contou a cabeleireira Claudinéia Quirino, emocionada, após doar sangue em agradecimento pelas transfusões que salvaram a vida de seu neto de apenas cinco anos.
A confeiteira Rosilda Batista também conhece bem a importância da doação, pois ela precisou de seis bolsas de sangue durante um parto de risco e, hoje, retribui a ajuda que recebeu: “Eu dependia exclusivamente do banco de sangue para estar viva. Pode estar frio ou calor, eu venho doar porque sou muito grata.”
Voluntários da Universal impulsionam a campanha Junho Vermelho:
Durante o mês de junho, o Grupo da Saúde Universal intensificou as ações solidárias em apoio ao Junho Vermelho. Só em um hospital de São Paulo, mais de 100 voluntários participaram da mobilização. A exemplo da biomédica Stela Gonçalves, que doa há sete anos: “Só em um dia, conseguimos reunir mais de 80 pessoas. A cada ação, conseguimos ajudar muitas vidas. Então, é muito importante”
O impacto da iniciativa é expressivo. Segundo os organizadores, essa ação beneficiará 480 pacientes em São Paulo e em outras regiões do país.
Iniciativa ultrapassa fronteiras:
Ademais, a campanha promovida pela Universal também chegou a outros oito países: Malásia, Índia, Angola, Cabo Verde, Inglaterra, Paraguai, Argentina e Colômbia. Ao longo dos últimos cinco anos, as ações do grupo já beneficiaram mais de 700 mil pacientes com doações de sangue. Somente neste mês, a meta é ajudar mais 71 mil pessoas.
- “Desde o dia 1º de junho, nossos voluntários têm se deslocado aos hemocentros de suas cidades, tanto em São Paulo quanto em outras capitais e cidades de grande porte”, destacou Jeferson Torres, um dos coordenadores da campanha.
Primeira vez com apoio e orientação:
A auxiliar administrativo Natália Machado realizou sua primeira doação com o suporte do grupo. “Eles explicaram tudo direitinho, orientaram sobre como vir bem alimentada. Foi uma experiência muito legal.”
Confira a matéria na íntegra:
Por que doar sangue:
A doação de sangue é um gesto voluntário, rápido e seguro que pode ser feito por qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas, beneficiando pacientes em cirurgias, acidentes graves, ou com doenças crônicas e hematológicas.
Doe sangue, salve vidas:
Sendo assim, se você está saudável e deseja ajudar o próximo, procure o hemocentro mais próximo. Participe da campanha Junho Vermelho e faça parte dessa corrente de solidariedade.
Fique por dentro:
Por fim, acompanhe os resultados e as ações do GSU pelas redes sociais. E, caso precise de apoio ou deseje ser um voluntário, procure um representante do GSU na Universal mais próxima de você.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo