Jovens seguem tendências da internet sem se preocupar com as consequências

O crescimento de conteúdos sobre cuidados com a pele em uma plataforma de vídeos curtos tem despertado preocupação entre especialistas

Imagem de capa - Jovens seguem tendências da internet sem se preocupar com as consequências

Comumente presenciamos crianças e adolescentes seguindo tendências da internet sem se preocupar com as consequências negativas que muitas delas podem causar. Mais uma prova disso é que, recentemente, o crescimento de conteúdos sobre cuidados com a pele em uma plataforma de vídeos curtos tem despertado preocupação entre especialistas.

Uma tendência de beleza divulgada no TikTok coloca adolescentes em risco. Foi o que apontou o estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, publicado pela revista Pediatrics. O levantamento alerta que meninas entre 7 e 18 anos estão sendo expostas a ingredientes potencialmente prejudiciais por meio de rotinas de beleza promovidas na plataforma.

Pressão de um ideal estético disfarçado de outro discurso:

A pesquisa partiu da criação de uma conta na rede social simulando o perfil de uma adolescente. Os pesquisadores analisaram vídeos voltados ao público jovem e coletaram informações sobre os influenciadores e os tipos de produtos utilizados. Entre os componentes estavam agentes químicos que, em excesso ou combinados, podem causar irritação e dermatite alérgica de contato.

Em um dos vídeos, uma jovem aplicou dez produtos no rosto em apenas seis minutos. Ela demonstrou incômodo e terminou com sinais de irritação na pele. Além desses efeitos físicos, os pesquisadores apontam impactos simbólicos e sociais associados a essas tendências.

Os vídeos além de não oferecem benefícios reais à saúde também influenciam diretamente o comportamento de meninas que estão em fase de desenvolvimento físico e emocional. Os conteúdos analisados apresentavam linguagem que favorecia padrões de beleza baseados em pele clara e aparência luminosa, além de reforçarem comportamentos consumistas.

O que podemos refletir diante deste caso:

Mais do que a preocupação em seguir uma tendência de beleza imposta pela sociedade, esse cenário representa a pressão que os jovens sofrem na faixa etária que compreende, especialmente, os adolescentes.

A mídia e as redes sociais em geral são disseminadoras de tendências. E muitos se aproveitam dessa brecha. Portanto, os jovens devem se manter sempre vigilantes ao conteúdo que consomem.

Durante a apresentação do “POD ISSO?” do Força Teen Universal (FTU), o Pastor Walber Barboza abordou como o jovem deve vigiar os conteúdos que consome online.

  • “A internet tem um lado bom, mas pouquíssimos conteúdos que fazem bem. A maioria acaba trazendo destruição, pois oferece tudo o que o coração deseja”, falou.

Para saber mais, clique aqui e assista na íntegra.

Faça parte do Força Jovem Teen:

É na adolescência que o caráter do ser humano começa a ser moldado e tem início a definição de seu caminho na vida. Por isso, o Força Teen Universal (FTU) incentiva os integrantes a fazerem boas escolhas e promove encontros, reuniões e eventos que ajudam o adolescente a fugir de um estilo de vida vazio.

A saber, a missão do FTU é proteger os adolescentes dos males e perigos que o mundo oferece como a violência e a indução ao mau comportamento, com a propagação dos ensinamentos bíblicos.

O grupo ajuda o jovem a construir um ‘eu’ mais forte e uma estrutura emocional, social, familiar e espiritual. A ter consciência de que a vida vai muito além do virtual. Pois, a construção do vínculo com Deus demanda oração, leitura da Bíblia, ir à igreja, obediência à Palavra e, sobretudo, ter uma vida real.

Veja mais no Instagram oficial do grupo. Além disso, para encontrar o polo do FTU mais próximo de sua casa, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e reprodução