Jovens saem às ruas para conscientizar sobre a depressão na Índia

Campanha Help: “Eu não vou julgá-lo, eu vou ajudá-lo” mobilizou centenas de pessoas na cidade de Chennai. Saiba mais

Imagem de capa - Jovens saem às ruas para conscientizar sobre a depressão na Índia

Despertar o valor à vida. Com esse objetivo 74 integrantes do grupo Força Jovem Universal na Índia – no sul da Ásia – saíram às ruas para uma caminhada de conscientização sobre a depressão. A campanha Help: “Eu não vou julgá-lo, eu vou ajudá-lo” mobilizou cerca de 400 pessoas no jardim botânico “Semmozhi Poonga”, na cidade de Chennai, ao leste do país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Sendo que metade desse número vive no Sudeste Asiático e na região do Pacífico, áreas onde estão situados alguns dos países mais populosos do mundo, como China e a já citada Índia. Contudo, muitas vezes, a depressão continua sendo negligenciada.

Testemunho de superação e libertação

A depressão é uma das principais causas e fator de risco para o suicídio. No mundo são cerca de 800 mil mortes por ano. Por isso, o objetivo principal da ação foi ajudar a entender que há uma saída para essa condição. E assim, se mostrando à disposição e oferecendo um suporte espiritual, motivar quem sofre com a depressão a mudar sua visão sobre os problemas que enfrenta.

Ambika Ponnusamy, de 23 anos, é uma das jovens que já foram alcançadas com o trabalho do grupo jovem e durante essa ação pode contar seu testemunho de superação e libertação.

“Eu chorava todos os dias. Minha vida amorosa era conturbada e me sentia muito sozinha. Meus pais nunca cuidaram de mim. Com tantos dissabores e uma mente conturbada, eu cortava os meus pulsos, pois, acreditava que isso poderia aliviaria a dor que sentia dentro de mim. Eu também tinha complexos de inferioridade, não gostava de me olhar no espelho. Tentei o suicídio por 10 vezes. Mas, ao conhecer o grupo Força Jovem, eu tive a oportunidade de aprender sobre a depressão. E, ter a consciência de que o suicídio não era a solução”, disse.

E continuou: “Venci os meus problemas e pensamentos suicidas. Ao longo do tempo, passei a acreditar em mim mesma e hoje eu não sou mais a mesma pessoa. Por meio do grupo jovem, hoje sou capaz de ajudar os outros que estão enfrentando o que outrora enfrentei. Hoje sou casada, feliz, completa e realizada.”

Mensagens de incentivo

O evento contou com a presença do Bispo Alexandre Teixeira, responsável pelo trabalho da Universal no país, e do Pastor Weslley Gonçalves, responsável pelo trabalho do grupo FJU na Índia. Houve atendimentos e as pessoas puderam receber apoio espiritual e aconselhamentos.

Durante a ação, 500 cartas foram distribuídas com mensagens de incentivo, amor e superação. Além disso, ainda houve apresentação de uma peça de teatro sobre o assunto e uma apresentação de dança do grupo jovem. Em seguida, uma palestra explicativa sobre a depressão, suas causas e como superá-la.

A psicóloga e professora universitária Preethi Kumar foi uma das pessoas que estava caminhando pelo parque quando voltou sua atenção para a ação.

”Eu estava andando com meus pais no parque e vi que o evento estava acontecendo. O tema da peça foi muito impressionante. Porque, como psicóloga, eu sei que mesmo os membros da família não aceitam a depressão como um problema sério e, sendo assim, não são capazes de ajudar. Mas, a apresentação levou muitas pessoas a entender que, mesmo se não houver ninguém para ajudar, a decisão de vencer na vida e enfrentar os obstáculos está em nossas mãos. E, é justamente esse entendimento que tem faltado nas pessoas hoje em dia. E isso realmente me tocou muito”, concluiu.

A Universal na Índia

Há 24 anos no país, a Universal hoje conta com 8 Igrejas e cerca de 1.400 fiéis.

Quer saber mais sobre o trabalho da Igreja na Índia e em outros países asiáticos e na região do Pacífico? Então, não deixe de acompanhar diariamente as matérias publicadas no universal.org.

Você também pode fazer parte de um grupo da Universal como voluntário. Encontre aqui o endereço de uma Igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável da região.

Veja mais fotos da ação na galeria abaixo:

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas