Jovem campeã pan-americana transformou a sua vida por meio do esporte e da fé

Thamires Machado já havia enfrentado muitas adversidades antes de conhecer a Deus e se tornar uma atleta de wrestling

Imagem de capa - Jovem campeã pan-americana transformou a sua vida por meio do esporte e da fé

O esporte é um meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável. É muito importante conscientizar, incentivar e homenagear a prática, também para a divulgação das modalidades e a valorização dos atletas de carreira. No Brasil, o dia 19 de fevereiro é lembrado como o Dia do Esportista. E, para, destacar esse dia, você vai acompanhar abaixo a história da campeã pan-americana de wrestling, Thamires Martins Machado, de 19 anos.

Atleta da Seleção Brasileira juvenil de wrestling, a jovem nasceu no bairro do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro.

Para alcançar a posição onde chegou no esporte, ela já enfrentou algumas adversidades pessoais. Ainda muito nova, foi molestada na escola. Mesmo com os cuidados dos pais, a proteção deles parecia ser insuficiente diante do trauma que ficou.

“Acreditava que eu não prestava e não tinha valor algum. Comecei a ficar com vários garotos, até mesmo com homens casados. Coloquei em meu coração que se eu não fosse feliz, ninguém poderia ser. Eu bebia, fumava cigarro e era viciada em maconha. Tinha pesadelos, comecei a ver vultos. Por volta dos 16 anos ainda pedia para dormir com minha irmã, porque ao lado dela sentia paz”, relata a atleta.

E foi justamente a irmã dela quem a levou à Igreja pela primeira vez: “Cheguei por meio do testemunho da minha irmã dentro de casa. Via que ela tinha um brilho diferente. Fui atrás desse brilho. E chegando lá, o líder do grupo jovem (que é meu cunhado) disse que eu precisava matar minha carne para ter a felicidade de Jesus em minha vida”.

Uma importante escolha

A jovem Thamires sempre gostou de praticar esportes e já havia participado de aulas de muay-thai, capoeira, jiu-jitsu e futebol. Na escola, além de torneios de jogo de dama e tênis de mesa, também havia participado de um campeonato de handebol. Até que conheceu uma modalidade distinta, o wrestling.

“No bairro onde moro tinha um projeto que oferecia aulas de luta livre. Lembro que eu não gostava tanto porque só tinha garotos para eu treinar e eles eram mais pesados. Eu, com 55 quilos, apanhava muito e sempre me machucava. Com pouco tempo de treino, participei de um campeonato e perdi. Mas, voltei com muita vontade de treinar aquela modalidade olímpica”, relembra Thamires.

A jovem não apresentava um bom comportamento e nem um bom rendimento escolar nessa época, e sua mãe a deixou um tempo sem treinar. Nesse ínterim, ao passar a frequentar a Igreja e conhecer o grupo jovem, Thamires fez uma importante escolha: “Foi quando decidi encontrar uma paz, não passageira, mas, para toda vida”.

Logo, ela fazia parte do Força Jovem Universal, já tinha feito novas amizades com pessoas que a ajudaram a crescer com Deus e isso a fortaleceu. Tornou-se dizimista e se batizou nas águas.

“Em 2016, no mesmo ano que decidi me converter, comecei a melhorar meu comportamento e rendimento na escola. Voltei a treinar e, pouco tempo depois, disputei uma seletiva estadual contra duas campeãs nacionais. Saí vitoriosa. E, chorei ao lembrar do meu primeiro voto que fiz com Deus. Que se eu me tornasse uma boa esportista, iria viver para ajuda a ganhar almas. Ademais, fiz minha primeira viagem para competir um nacional estudantil, em João Pessoa (Paraíba) e fiquei com o bronze”, conta.

Trajetória de conquistas e vitórias

Em 2017, a jovem atleta não teve nenhuma derrota em território nacional e se classificou para a primeira competição internacional. Em 2018 foi vice do nacional, mas não obteve pontuação para a classificação do internacional. Thamires conta que esperava um resultado melhor naquele ano, mas, não desanimou. Agiu a sua fé e participou da Fogueira Santa.

“Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.” 1 Reis 18:36

Em 2019, com sede de vitória e confiante, disputou duas seletivas nacionais e conquistou uma vaga para o Pan-americano Júnior na Guatemala.

“Quatro dias antes do Pan disputei uma competição pequena no país. Fui campeã, ganhei da vice-campeã olímpica da juventude. Ao chegar efetivamente ao Pan, orei e cheguei muito confiante. Saí vitoriosa após três lutas. Hoje, sou a sétima colocada no ranking mundial. Agora, almejo ser campeã nacional em março desse ano, campeã Pan-americana e campeã mundial juvenil. E, próximo ao final do ano, me tornar titular da Seleção Sênior em uma categoria olímpica, já pensando em 2024”, finaliza a atleta.

Práticas esportivas no FJU

As práticas esportivas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento físico, emocional e social das pessoas. Isso, porque, além de manterem o corpo em forma, ainda promovem uma sensação de bem-estar que melhora a produtividade e a qualidade de vida daqueles que praticam.

O grupo Força Jovem Universal (FJU) tem como um dos seus objetivos promover atividades esportivas, por meio do projeto Esportes. Para saber mais a respeito do trabalho, acesse as redes sociais do grupo.

Se deseja fazer parte do FJU ou participar de alguma modalidade esportiva, encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com o responsável da região.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Arquivo Pessoal (Cedidas)