Jogos de Verão reúnem quase 30 mil jovens no Brasil
Com o apoio de 7 mil voluntários, torneios promovidos pela FJU acontecem ao longo do mês de fevereiro e começo de março
Pelo quarto ano consecutivo, a Força Jovem Universal (FJU) realiza a ação Jogos de Verão, que promove competição saudável e desenvolvimento — e quem sabe até descobertas de talentos — por meio do esporte. Neste ano, as atividades acontecem em todos os estados e no DF, em dias alternados e em espaços públicos definidos por cada localidade. Os participantes têm de 15 a 25 anos de idade e disputam futebol, vôlei de areia, queimada, beach tennis, desafio de obstáculos, Stand Up Paddle, dentre outras modalidades.
Para a realização das competições, que acontecem aos sábados e domingos, a mobilização nacional conta com o apoio de 7 mil voluntários. Para Jardel Santos, responsável pelo projeto Esportes da FJU, os Jogos de Verão vão além de um torneio esportivo, “é uma ação que dá aos jovens direção e propósito; os Jogos valorizam o esporte como ferramenta de união, disciplina e cuidado com a saúde física e emocional. Além disso, aprendem a competir com respeito, a trabalhar em equipe e a desenvolver valores que levarão para a vida”.

A iniciativa está em linha com o alvo da Força Jovem Universal para esta geração, isto é, levar a mensagem da fé conectada com uma agenda que promova a saúde e o bem-estar dos jovens. Uma pesquisa recente da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que adultos que praticaram esportes continuamente durante a juventude têm menos sintomas de ansiedade e depressão do que aqueles que nunca jogaram ou que desistiram.
Só em Santa Catarina, 400 jovens já participaram dos Jogos de Verão deste ano, com disputas na Praia do Santinho, na capital, e à beira-mar, na cidade de São José. Três datas foram reservadas para a ação no estado: 1º e 8 de fevereiro; e 1º de março, quando ocorrerá a cerimônia de premiação e o encerramento das provas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, com as disputas finais de caiaque individual e em dupla, stand up, cabo de guerra e Sandboard (surfe na areia).

Richard Gabriel Nascimento Dias, de 18 anos, esteve na prova de surfe masculino. “Foi muito gratificante. Me senti acolhido em todos os momentos e posso dizer, sem dúvidas, que participar de tudo isso está sendo uma das melhores experiências da minha vida!”
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo