Jim Carrey fala sobre fé
Em discurso para ex-detentos, o astro de Hollywood citou a importância do perdão e do exemplo de Jesus
Recentemente, o ator Jim Carrey virou notícia nos Estados Unidos após proferir um discurso sobre fé e a graça de Deus. Durante um evento em Los Angeles para uma plateia formada por pessoas que já passaram pelo sistema prisional, o astro de Hollywood citou a importância do perdão e de Jesus Cristo.
O evento era da Homeboy Industries, um grupo que “oferece esperança, treinamento e suporte para homens e mulheres anteriormente envolvidos em gangues e previamente encarcerados, permitindo que eles redirecionem suas vidas”, segundo o site da instituição.
Superar dificuldades
O ator começou elogiando a plateia pela escolha que fez. “Vocês são heróis para mim, eu os admiro”, disse. “Quando vocês atravessaram essas portas, vocês decidiram fazer parte dessa família. Vocês tomaram a decisão de transcender e deixar a escuridão, e é preciso ser um campeão para tomar essa decisão.”
Carrey comentou os desafios que enfrentou e explicou como eles o ajudaram a se transformar. “Em última análise, acredito que o sofrimento leva à salvação. Na verdade, é a única maneira”, disse. “Nós temos que de alguma forma aceitar, não negar, mas sentir nosso sofrimento e sentir nossas perdas. E então temos de tomar uma decisão: podemos decidir passar pelo portão do ressentimento, o que leva à vingança, o que leva à autodestruição, o que leva a prejudicar os outros; ou passamos pelo portão do perdão, o que leva à graça.” O ator de 55 anos enfrentou o suicídio da namorada, a maquiadora Cathriona White, em 2015, e atualmente é processado pela mãe dela, que o acusa de ser responsável pela morte da filha.
Jesus
Carrey ainda citou Jesus ao falar com a plateia. “Vocês tomaram a decisão de percorrer o portão do perdão, da graça, assim como Cristo fez na cruz”, afirmou. “Houve uma decisão a ser tomada e a decisão era olhar para as pessoas que estavam causando esse sofrimento ou a situação que estava causando esse sofrimento com compaixão e perdão. E é isso (o perdão) que abre as portas do céu para todos nós.”
Escolha
Carrey ficou conhecido em todo o mundo por interpretar papéis cômicos em filmes como O Máscara, Debi e Loide e O Mentiroso. Nos últimos anos, diversas notícias negativas envolvendo seu nome têm circulado na mídia internacional.
Pelo que afirmou em seu discurso, Carrey tem se inspirado no exemplo de Jesus para superar esses desafios. E tem se esforçado para deixar seu passado para trás. Como ele citou, todos aqueles que decidem seguir os passos de Cristo recebem uma nova chance para recomeçar sua vida e obter um futuro diferente.