“Jerubaal”: inscrição de 3 mil anos faz referência a Gideão, juiz bíblico de Israel

Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) divulgou o objeto arqueológico

Imagem de capa - “Jerubaal”: inscrição de 3 mil anos faz referência a Gideão, juiz bíblico de Israel

Pela primeira vez, a palavra bíblica “Jerubaal” foi encontrada pela arqueologia, divulgou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) à CBN News e ao The Jerusalem Post.

A inscrição (foto acima), feita à tinta com o alfabeto cananeu, tem cerca de 3,1 mil anos. Ela foi estampada em um vaso de cerâmica utilizado para abrigar perfumes, medicamentos ou óleos. O fragmento foi encontrado no sítio Khirbet el Rai. A escavação foi liderada pelos arqueólogos Yossy Garfinkel e Sa’ar Ganor.

Por se tratar de um objeto datado do período dos “Juízes de Israel” e ter a inscrição “Jerubaal”, a equipe acredita que o objeto de cerâmica possa ter alguma relação com Gideão, que foi um dos juízes.

A Bíblia conta que Gideão, certa vez, destruiu um altar dedicado ao falso deus Baal, daí veio o seu apelido: “Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar.” Juízes 6:32

Desse modo, mais uma vez as evidências históricas e arqueológicas conversam com os relatos bíblicos.

Quem foi Gideão?

Na época de Gideão, Israel não tinha um rei (porque, Deus era o Rei deles), então o povo era conduzido pelos “juízes” (pessoas escolhidas pelo Altíssimo para cuidar da nação). Gideão foi um desses eleitos.

O contexto era terrível, pois os midianitas, amalequitas e outros povos atacavam Israel, que vivia em destruição. Além disso, o povo estava entregue à idolatria, o que fazia com que eles estivessem longe de Deus. Gideão, por meio do poder do Altíssimo, surge não somente para derrotar os povos inimigos como também para promover uma reforma espiritual entre aquelas pessoas.

Documentários

Na plataforma Univer Video, você encontra documentários que ajudam a esclarecer o conteúdo da Bíblia. Confira.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Divulgação Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority