Já existem avanços na luta contra o coronavírus

Apesar das tristes notícias sobre o número de casos e mortos pela Covid-19, pesquisadores e governos em todo o mundo trabalham para combater a pandemia

Imagem de capa - Já existem avanços na luta contra o coronavírus

A pandemia do novo coronavírus ainda está longe do fim. Entretanto, diante de tantas perdas, milhares de cientistas e líderes em todo o planeta se mobilizam para buscar soluções para a doença. E os resultados positivos já estão aparecendo.

Mais de 100 vacinas potencialmente eficazes contra a Covid-19 já estão sendo desenvolvidas no mundo, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) até o fechamento desta edição. Dessas, oito estão em fase mais avançada, de ensaios clínicos (quando a pesquisa já envolve seres humanos).

No Brasil, há duas pesquisas em desenvolvimento: uma no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do professor titular da universidade Jorge Kalil; e outra em uma parceria entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenada pelo professor e pesquisador Ricardo Gazzinelli.

Ventilador
Outra boa notícia vem da USP. Lá, pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) desenvolveram o Inspire, um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo, que pode ser produzido em até duas horas. O produto é feito com tecnologia nacional e é bem mais barato do que outros aparelhos disponíveis no mercado. No último dia 8, a USP anunciou que uma parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) vai permitir o início da produção em escala do ventilador. A previsão é que os primeiros aparelhos possam ser
distribuídos neste mês.

Anticorpo
Em 4 de maio, um artigo publicado na revista Nature Communications anunciou a descoberta de um anticorpo humano capaz de impedir a entrada do novo coronavírus na célula. A pesquisa representa o primeiro passo em direção ao desenvolvimento de anticorpos capazes de prevenir ou tratar a Covid-19. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico da Universidade de Erasmus e da Harbour BioMed (HBM).

Medicamentos
Ainda não há um medicamento específico para o tratamento da Covid-19. Entretanto cerca de 200 remédios usados para combater outras doenças estão sendo testados em diferentes países. Recentemente, os Estados Unidos liberaram o uso do antiviral remdevisir, após pesquisa do Instituto Nacional Americano de Saúde (NIH, na sigla em inglês) que apontou que pacientes com Covid-19 tratados com ele se recuperavam cerca de quatro dias antes que os outros. Outras drogas, como a cloroquina e o avigan, também estão sendo testadas, embora nenhuma tenha eficácia totalmente comprovada ou aprovação clínica global.

Esperança
A pandemia do novo coronavírus é o maior desafio sanitário para o mundo desde a chamada “gripe espanhola” de 1918, que matou pelo menos 50 milhões de pessoas. Atualmente, o avanço da ciência traz uma vantagem na busca de tratamentos e da cura para a doença. Além do trabalho de pesquisadores e governos, a solidariedade também é um alento para estes dias difíceis. Milhões de pessoas em todo o mundo estão unindo esforços para levar ajuda a quem mais precisa. Esta é, definitivamente, uma das melhores notícias em meio a tantos problemas: a colaboração, o amor e a solidariedade, afinal, são fundamentais para a sobrevivência da Humanidade.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images