Rede aleluia
Israel: tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 22 de Setembro de 2021 - 17:58


Israel: tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez

A cor púrpura era símbolo de realeza e status social. Saiba mais

Israel: tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez

O artigo científico “Evidências iniciais de têxteis tingidos de púrpura real do Vale de Timna (Israel)”, publicado na revista Plos One, revelou pela primeira vez uma amostra de tecido roxo (imagem acima) datado da época dos reis Davi e Salomão, ou seja, de cerca de mil anos antes de Cristo. A divulgação foi realizada pela Universidade de Tel Aviv e pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

A cor púrpura era símbolo de realeza e status social. Tecidos nessa cor são comumente citados na Bíblia (Cânticos 3:9-10, por exemplo). Entretanto, até então, nenhuma evidência havia sido encontrada.

Não era fácil conseguir essa cor para tingir tecidos. O corante era extraído de uma glândula presente em três espécies de moluscos do Mediterrâneo, cerca de 300 km de Timna. Além disso, a substância passava por um processo que durava dias.

O verdadeiro Rei

É interessante observar como que toda a Bíblia aponta para a figura do Senhor Jesus, não é verdade?

Nos tempos de Moisés, Deus escolheu a cor púrpura para uma das cortinas do Tabernáculo (Êxodo 26:1) justamente para fazer referência à realeza de Seu Filho, que viria ao mundo em forma de homem milhares de anos mais tarde para Se sacrificar pela humanidade (Jeremias 23.5).

Aliás, se você deseja saber mais sobre o significado do Tabernáculo e dos objetos sagrados, agende um passeio temático pelo Jardim Bíblico, do Templo de Salomão.

Leia também: 5 profetas que avisaram sobre o nascimento do Senhor Jesus

O Senhor Jesus como Servo

Mesmo sendo Deus e Rei, o Senhor Jesus teve uma atitude de humildade. Ele poderia ter vivido para Si mesmo, com os luxos desse mundo e cheio de orgulho, mas escolheu viver para honrar o Pai e atender aos pequeninos que recorriam a Ele pedindo ajuda.

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas escreve: “E mesmo tendo sido ressuscitado e glorificado, sentando-se à direita do Deus-Pai Todo Poderoso, com todo o poder, honra e glória ao Seu Nome, Ele continua sendo exemplo de Servo. Ainda que sejamos pequeninos diante dEle, o Filho de Deus nos serve com a Sua graça”.

Então, a pergunta que fica é: será que nós temos sido senhores de nós mesmos, do nosso próprio coração, das nossas próprias vontades ou temos nos sujeitado a viver em obediência ao Altíssimo? A quem temos servido?

Se o Senhor Jesus não viveu para servir a Si mesmo, por que há pessoas que se rebelam contra a atitude de servir?

Após agredirem Cristo, os soldados colocaram sobre Ele essa cor que representa a realeza: “E vestiram-No de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.” Marcos 15:17

Foi essa a atitude de amor dEle por nós. Mas, infelizmente, muitos a desprezam.

Como está a sua vida?

Portanto, faça uma autoavaliação sobre como tem sido o seu relacionamento com Ele. Participe ainda hoje de um encontro na Universal (consulte o endereço aqui) e faça uma oração sincera sobre o que está dentro de você.


Israel: tecido roxo, dos tempos bíblicos, é encontrado pela primeira vez
  • Da Redação / Foto: Divulgação Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority 


reportar erro