Inverno 2022: Anjos da Madrugada intensificam assistência social à população de rua

Número de pessoas vivendo na rua aumentou cerca de 16%, aponta pesquisa

Imagem de capa - Inverno 2022: Anjos da Madrugada intensificam assistência social à população de rua

O inverno teve início na última terça-feira (21), e, com a nova estação, cresce possibilidade da chegada de novas ondas de frio intenso. Assim, o programa social Anjos da Madrugada intensificará o trabalho realizado semanalmente junto a pessoas em situação de rua. Nas ações de hoje (28), serão distribuídos cobertores, agasalhos, luvas, meias e toucas em 2.320 municípios brasileiros.

O número de pessoas em situação de rua cresceu cerca de 16% entre dezembro de 2021 e maio deste ano, segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG).

De acordo com cadastros do CadÚnico, 158 mil pessoas estavam vivendo nas ruas em dezembro do ano passado. Já em maio deste ano, o número aumentou para 184 mil.

Serão cerca de 28 mil voluntários do Anjos da Madrugada envolvidos na organização dos eventos desta noite. Todas as terças-feiras, eles saem pelas ruas para levar amparo social aos mais desfavorecidos.

Além dos cobertores e peças de roupas, também haverá a distribuição de refeições e kits de higiene. A estimativa é ajudar aproximadamente 80 mil pessoas em todo Brasil.

Para o advogado e voluntário Thomas Marçal Koppe, o programa social tem se mostrado “um trabalho diferenciado e extremamente importante para auxiliar a população em situação de rua. Muitas destas pessoas sofrem com graves problemas, tais como a fome, doenças, vícios e depressão”.

“Além de proporcionar uma assistência física com alimentos, roupas e cobertores, o grupo ainda proporciona apoio emocional para que estas pessoas possam enfrentar e vencer a grave situação que estão vivendo”, ressalta Thomas.

Amparo social em São Paulo 

Nesta terça-feira (28), os voluntários do Anjos da Madrugada realizarão uma ação na Praça Lauro Michels, em Diadema (SP). Serão entregues cobertores, luvas, meias e marmitas. Também será oferecido corte de cabelo, aferição de pressão e atendimento jurídico.

De janeiro a maio de 2022, mais de 5 mil pessoas foram viver nas ruas da capital paulista, segundo o levantamento feito pelo POLOS-UFMG.

 “O objetivo é alcançar todos que vivem em situação de rua nesta região, para que possamos dar a eles um pouco de dignidade e força para que se levantem”, afirma Paulo Augusto da Silva, responsável pela ação.

O Anjos da Madrugada é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e, no ano passado, beneficiou 1.072.949 pessoas. Caso queira contribuir com as ações promovidas pelo grupo, você pode doar agasalhos ou cobertores no templo da Universal mais próximo a você (localize aqui).

Agenda: Anjos da Madrugada 

Data: 28/06/2022
Horário: 19h30

Local: Praça Lauro Michels – Diadema (SP)

imagem do author
Colaborador

UNIcom