Impacto das mídias sociais na saúde mental

Adolescentes são vulneráveis ao uso negativo das redes

Imagem de capa - Impacto das mídias sociais na saúde mental

As mídias sociais têm sido uma ferramenta essencial para grandes feitos ao longo dos anos, porém, a sua influência no bem-estar mental de seus usuários ainda tem sido alvo de preocupação, principalmente, no desenvolvimento de jovens e adolescentes.

Quadro geral:

  • Psicólogos da American Academy of Pediatrics (AAP), analisaram os efeitos da  utilização excessiva das redes sociais por adolescentes, no estudo “O Impacto da Mídia Social em Crianças, Adolescentes e Familiares”.
  • A exposição de uma falsa realidade vivida nas redes sociais, de indivíduos que só publicam a melhor parte de si, estimula a baixa autoestima em adolescentes.
  • O aumento de insatisfação com sua realidade acarreta em diferentes problemas ligados à saúde mental.

O que você precisa saber:

Além da construção de novos horizontes e conexões, as redes sociais possibilitam a criação de novos comparativos à um estilo de vida “perfeito” montado pela mídia e seus usuários. Assim, jovens e adolescentes, além de pressionados pelos inúmeros conflitos encontrados nas mídias, se sentem frustrados e insatisfeitos com a sua idealização não correspondida pela sua realidade.

Em entrevista ao blog TrendsChk, a especialista em medicina integrativa Dra. Esthela Oliveira revela como o excesso de tempo conectado nas redes sociais podem gerar transtornos e comportamentos impulsivos em usuários expostos à essa realidade superficial e irreal presente no mundo virtual.

  • “A distorção de imagem pode afetar completamente o dia a dia, as pessoas que sofrem com isso podem sentir alterações de humor, ansiedade e uma sensação de descontentamento geral”, conta.

Vale a pena observar:

Ao contrário do que a grande maioria pensa, nem tudo o que se vê nas redes sociais é real. Veja o que diz Núbia Siqueira sobre o comportamento das pessoas em tratar suas vidas como verdadeiras vitrines expostas nas redes sociais:

  • “Eu observo o comportamento das pessoas e obrigo-me a pensar. Pois, vemos o que os outros fazem, pensam, comem, com quem se relacionam, aonde vão, o que veem e o que admiram, por exemplo. Algumas dessas vitrines eu gosto, inspiram-me, mas outras, nem tanto. Podem, inclusive, impedir-me de viver a minha própria vida com satisfação”
  • “Eu não sei você, mas as minhas redes sociais nunca conseguirão mostrar quem realmente eu sou. As minhas publicações são fragmentos de uma realidade que é individual. Não tem como publicar paz, alegria, autocontrole, lágrimas, dores, tristezas, compaixão, cansaço…”

Confira esta reflexão completa publicada no blog de Núbia Siqueira. 

Conclusão

As mídias sociais podem em suas funções trazer efeitos positivos através de seu uso, porém, a livre utilização sem filtrar aquilo que realmente nos faz bem, e a constante comparação com a vida alheia, podem se tornar prejudiciais tanto à saúde mental como ao desenvolvimento de nossa vida.

Por isso, se você conhece um adolescente que vive nesta situação e precisa de ajuda, o grupo FTU realiza um trabalho direcionado ao cuidado e orientações exclusivas para adolescentes, e os auxilia em seu desenvolvimento físico, social e espiritual.

Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho realizado pelo grupo Força Teen Universal.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock