Igreja de Tiatira ensina que boas obras não justificam a tolerância ao erro
Meditação da Palavra mostrou que a Igreja de Tiatira tolerava ensinamentos que desviavam o povo da fé
Durante a Meditação da Palavra desta sexta-feira (4), Cristiane Cardoso refletiu sobre a Igreja de Tiatira, apresentada em Apocalipse 2:18-29. A mensagem mostra que, embora aquela igreja tivesse qualidades reconhecidas pelo Senhor Jesus, também havia permitido que comportamentos contrários à fé fossem tolerados.
No início da carta, Jesus reconhece as obras, o amor, o serviço, a fé e a perseverança dos cristãos de Tiatira. Ele também destaca que suas últimas obras eram maiores do que as primeiras. Entretanto, havia uma questão que precisava ser corrigida.
O perigo de permitir o erro
Apesar dos elogios, Jesus repreendeu a Igreja de Tiatira porque ela tolerava os ensinamentos de “Jezabel”, que levavam os servos de Deus à imoralidade e à idolatria.
Nesse sentido, Cristiane explicou que o problema não estava somente em quem praticava o erro, mas também naqueles que escolhiam tolerá-lo e justificá-lo.
Quando a justificativa abre espaço para o erro
A partir dessa passagem bíblica, a reflexão trouxe uma aplicação para os dias atuais. Cristiane relacionou a situação de Tiatira ao contexto comercial da cidade, onde determinadas atividades profissionais estavam associadas a ambientes e práticas incompatíveis com a fé.
De maneira semelhante, hoje uma pessoa pode justificar escolhas erradas em nome do dinheiro, da carreira, dos negócios ou de uma oportunidade profissional. Entretanto, nenhum desses objetivos deve estar acima da fidelidade a Deus. Uma boa intenção ou uma vantagem financeira não torna correta uma escolha que contraria os princípios da fé.
- “Permanecer fiel a Deus exige renunciar a oportunidades, recursos ou vantagens. Isso porque as boas obras não anulam escolhas erradas. A pessoa pode servir, ajudar, ofertar e realizar muitas atividades na igreja e, ainda assim, tolerar aquilo que Deus reprova”, destaca Cristiane.
Jesus conhece o interior
Jesus conhece o interior de cada pessoa e sonda as intenções do coração. Por isso, não basta apresentar uma justificativa aparentemente boa para uma escolha que contraria a vontade de Deus.
Segundo Cristiane, preservar a fé pode exigir decisões que resultem em perda de amizades, rejeição ou até mesmo de determinadas oportunidades. Ainda assim, a orientação é permanecer fiel aos princípios da Palavra de Deus.
Guardar a fé até o fim
A mensagem dirigida à Igreja de Tiatira também é um chamado à vigilância e à perseverança. Afinal, não se trata apenas de evitar a prática do erro, mas também de não tratá-lo como algo aceitável.
Assim, as boas obras, o serviço e tudo aquilo que uma pessoa realiza não substituem a necessidade de permanecer fiel a Deus. Guardar a fé também significa estar disposto a rejeitar aquilo que contraria a Sua Palavra.
Acompanhe as meditações sobre as Igrejas
Na próxima Meditação da Palavra, na segunda-feira (7), o estudo seguirá para a carta à Igreja de Sardes. Acompanhe a transmissão ao vivo, exclusivamente pelo UNIVER Vídeo.
As meditações anteriores também estão disponíveis na plataforma. Assim, você pode acompanhar o estudo completo sobre as mensagens dirigidas às Igrejas do Apocalipse.
Leia também:
Primeiro amor: o alerta de Jesus à igreja de Éfeso
Igreja de Esmirna: a perseverança é essencial para quem serve a Deus
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo