Homem, como você tem lidado com a sua ansiedade?

Faz parte da natureza masculina esconder ou ignorar sentimentos, mas essa não é a forma mais eficaz de lidar com eles. Entenda

Imagem de capa - Homem, como você tem lidado com a sua ansiedade?

A ansiedade é um sentimento presente na vida de qualquer pessoa. Embora seja frequentemente associada às mulheres, muitos homens também enfrentam esse desafio. A diferença é a maneira como cada um lida com ele. Diante de desejos não realizados, cobranças – internas ou externas – e frustrações com planos e sonhos, o homem tende a manifestar e administrar a ansiedade de um modo
muito particular.

Internalizar não é o melhor caminho

Por serem ensinados a “aguentar firme”, eles procuram não demonstrar o que consideram como “fragilidade”. Por isso, em vez de falarem abertamente e pedirem ajuda, internalizam esses sentimentos, que acabam aparecendo de outras maneiras: na irritação constante, impaciência, em explosões de raiva, no distanciamento emocional ou na dedicação exagerada ao trabalho para não pensar nos problemas. Há também quem busque alívio em estímulos externos, que podem se transformar em vícios e tornar a situação ainda mais complicada.

Ser forte é encarar

É fundamental entender que vulnerabilidade não significa fraqueza. O que fragiliza é negar a própria realidade, o que pode levar a decisões precipitadas e agravar os problemas. Encarar os sentimentos é um ato de força; fugir deles, não.

Lance a sua ansiedade sobre Ele

O que fazer, então, depois de reconhecer a ansiedade? Muitos já a identificaram, mas não sabem como aliviar esse sentimento. É possível encontrar a resposta em 1 Pedro 5:7: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. Deus é a fonte a que você pode recorrer quando estiver se sentindo pressionado ou quando não souber lidar com alguma situação. Ele não o vê como alguém fraco, não se aproveita das suas vulnerabilidades, tampouco as expõe. Ao contrário, Ele lhe dará paz e sabedoria para resolver de forma inteligente qualquer questão.

O Bispo Edir Macedo, em seu comentário sobre a passagem bíblica citada acima, na Bíblia Sagrada com Anotações de Fé, destaca: “Deus se interessa por tudo o que diz respeito à vida dos Seus filhos, seja na esfera espiritual, seja na terrena (…). O Senhor Jesus (…. ) disse que o Altíssimo alimenta o pardal, a mais comum de todas as aves (Mateus 6:26), que veste de forma gloriosa um simples lírio do campo (Mateus 6:28-29) e que mantém em Sua memória o número de cabelos que contém na cabeça de cada pessoa (Lucas 12:7). Ao afirmar tantas vezes o Seu imenso cuidado conosco, o Salvador espera receber da nossa parte a confiança total nEle, e não ansiedade ou preocupações. Quem de fato crê lança fora todas as inquietações da alma, e assim, deixa de viver aflito com os problemas do dia a dia ou aterrorizado com o medo do futuro (Mateus 6:25-30 e 11:28-30)”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Vuk Saric/getty images