Grupo Libras Universal exibe teatro de rua

O musical Das Lágrimas à Esperança foi apresentado em todo o Brasil

Imagem de capa - Grupo Libras Universal exibe teatro de rua

Mais de 100 voluntários do Grupo Libras Universal realizaram, recentemente, uma apresentação de teatro de rua com a exibição do musical Das Lágrimas à Esperança.

Em São Paulo, a ação aconteceu próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), localizado na Avenida Paulista, um dos locais mais movimentados da cidade, mas também foi apresentada em Alagoas, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e no Distrito Federal. Estima-se que mais de 500 pessoas tenham sido impactadas pelas apresentações.

A importância da ação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta índices alarmantes de transtornos mentais. A depressão, por exemplo, afeta cerca de 6% da população, o que corresponde a cerca de 11,7 milhões de pessoas. Já os transtornos de ansiedade impactam cerca de 18,6 milhões de brasileiros, o que representa 9,3% da população.

Por isso, o principal objetivo das apresentações teatrais foi levar esperança e paz a quem lida com intensas dores emocionais, independentemente de serem surdas ou não.

Durante a apresentação, também foram transmitidas informações sobre a acessibilidade no Templo de Salomão e os espectadores foram convidados a visitar o local.

Reflexão e conscientização

Grupo Libras Universal exibe teatro de ruaA proposta da apresentação foi provocar uma reflexão sobre a vida, abordar as mágoas que carregamos e as que causamos aos outros. Em decorrência do peso da culpa e da sensação de que não há saída para mudar a situação que vivem, muitas pessoas pensam até em morrer.

A responsável pelo Grupo Libras Universal no Brasil, Elizia Lucas, relata que “a ação foi de extrema importância, pois tocou profundamente a alma daqueles que se encontravam aflitos, visou demonstrar que sempre há uma saída e que a verdade que liberta pode transformar vidas”.

Já a voluntária Renata Lucia Sanchez, de 45 anos, que fez parte da apresentação, afirmou que o evento também serviu para conscientizar sobre a importância da Lingua Brasileira de Sinais (Libras).

A participante Thuanny Rodrigues, de 41 anos, falou de sua vivência: “Participar desse evento foi uma experiência incrível e enriquecedora. Foi um momento de aprendizado em que a fé foi levada para todos os surdos que passavam por ali. O evento nos mostrou que a fé ultrapassa qualquer barreira e que a Palavra de Deus pode alcançar a todos”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas