Grupo jovem do Texas leva conscientização por meio do esporte

Voluntários realizaram um torneio de Kickball e falaram sobre drogas com os jovens das regiões de Westpark e Pasadena, em Houston. Veja como foi

Imagem de capa - Grupo jovem do Texas leva conscientização por meio do esporte

Muitos jovens ainda iludidos por uma falsa liberdade se envolvem com más companhias que apresentam a eles as drogas e o mundo do crime. Para falar sobre esses temas que tanto afligem a população jovem no mundo em geral e conscientizá-los sobre qual é o caminho para a verdadeira liberdade, o grupo Força Jovem Universal (Young Power Group, em inglês) de Houston, no estado do Texas, Estados Unidos, realizou recentemente um torneio de Kickball.
O jogo criado no início do século passado no país norte-americano é comumente disputado em campos de beisebol e inclusive tem regras semelhantes às regras deste esporte mais popular. Apesar de ser um jogo centenário, apenas recentemente ele ganhou fama entre o público mais jovem.
“Esse tipo de atividade ajuda os jovens a se unirem, com uma mente sã, longe dos vícios das drogas, longe de todo tipo de supostas diversões que não trazem benefício algum para eles. O torneio é muito mais que um momento de diversão porque, em todas atividades que fazemos, levamos uma mensagem de vida e ensinamos como vencer os conflitos internos e diários”, explicou o Pastor Elvio Martins Meireles, responsável pelo grupo em Houston.
Desenvolver a consciência dos jovens

O torneio de Kickball aconteceu ao ar livre no parque “Bayland” e reuniu cerca de 40 jovens de duas regiões da cidade, Westpark e Pasadena. O principal objetivo do torneio foi chamar a atenção dos jovens para a questão das drogas e mostrar a eles que é possível interagir, ter amigos e encontrar a verdadeira felicidade sem depender de nenhuma substância química ou praticar violência contra si ou contra os outros.
“Como o Senhor Jesus se reunia ao ar livre e Ele ensinava a Palavra em um ambiente diferenciado, assim também queremos promover, por meio desses eventos, o companheirismo, o trabalho em equipe e fomentar amizades positivas que irão ajudar a desenvolver esses jovens como pessoa”, afirmou o Pastor Fernando Carrera, responsável pelo trabalho do grupo no Texas.
Entre os jovens que tiveram experiências difíceis no mundo das drogas e hoje estão libertos e frequentando as ações do grupo, estava o estudante de engenharia civil, Saul Lumbreras Reyes, de 18 anos.
“Estive nas drogas por dois anos seguidos e foi o Força Jovem que me resgatou desse mundo. Então, para mim, eventos como este são valiosos porque encontro pessoas de confiança na minha vida e são boas influências. Aqui encontro uma alegria maior oposta ao que eu sentia quando usava drogas e bebida, onde tudo era uma ilusão que me deixava cada vez mais infeliz. No final de cada encontro do grupo jovem vemos o que é ser feliz na prática e sempre saímos com uma direção para nosso dia a dia”, declarou Saul.
História de resgate e superação

Aproximadamente 15 voluntários do projeto “Esportes” do Força Jovem auxiliaram o evento, desde a escolha do local, o tema dos bate-papos e até a preparação de lanches que foram servidos aos participantes. Um desses voluntários é também coordenador do grupo jovem em Houston e contou sua história de resgate e superação.
“Ações como essa têm um significado muito grande porque eu lembro de onde Deus me tirou. Eu vim para os Estados Unidos com a intenção de encontrar uma vida nova, mas o que achei foi o mundo das drogas. Foram 3 anos de intensa procura por uma saída. Foram eventos como este que me ajudaram. Em vez de sair para usar drogas, eu passei a praticar esportes nos torneios organizados pelo Força Jovem, do qual me tornei voluntário. Hoje, sou um dos coordenadores do grupo, estou livre de todos os vícios e auxilio os jovens que chegam na mesma condição que um dia eu cheguei”, concluiu Omar Gallegos Juarez, de 23 anos, coordenador do Força Jovem em Houston.
Você já conhece o trabalho do grupo Força Jovem Universal no Brasil e em países do mundo tudo? Interessou-se em ser um voluntário? Clique aqui e encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e saiba mais informações sobre o grupo com o pastor e/ou com o coordenador do grupo jovem na sua região.
Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhar esta e também outras matérias com familiares e amigos nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas