Grupo Guardiões da Estrada realiza trabalho social com caminhoneiros no estado do Maranhão

Dezenas de profissionais foram alcançados. Saiba como foi

Imagem de capa - Grupo Guardiões da Estrada realiza trabalho social com caminhoneiros no estado do Maranhão

Recentemente, voluntários do programa social Guardiões da Estrada, um dos braços da Evangelização (EVG), prestou assistência a caminhoneiros em rodovia do estado do Maranhão.

Por que isso foi importante:

O objetivo do momento foi levar assistência social e espiritual aos caminhoneiros, que muitas vezes, se sentem sozinhos e abandonados.

Sobre a ação:
  • A iniciativa aconteceu no posto de combustível Maracanã Shell, na Rodovia BR 135, no Km 6;
  • 21 voluntários participaram do momento;
  • A assistência durou em média 2h30;
  • Cerca de 30 caminhoneiros foram alcançados;
  • Na ocasião, voluntários ofereceram serviço gratuito de corte de cabelo aos motoristas, aferição de pressão arterial e teste de glicemia;
  • Ademais, também foi realizada a entrega de kits de higiene pessoal, literaturas da fé e lanche da tarde;
  • Essa não é a primeira vez que uma ação como essa acontece no local.
Mensagem importante:

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

Por meio da passagem bíblica acima, contida em Jeremias, eles entenderam que Deus tem provado o Seu cuidado para com aqueles que o buscam e que mesmo distantes de casa, eles não estão desassistidos.

Por fim, cada caminhoneiro pôde se aproximar do Pai, por meio de uma oração, entregando assim, as suas vidas e os seus caminhos a Ele.

O que disse o responsável pelo grupo do estado:

De acordo com o Pastor Nelsilei Alves, responsável pelo trabalho evangelístico do EVG no estado do Maranhão, há mais de 5 anos o trabalho de apoio aos caminhoneiros é realizado. Desde a pandemia, os voluntários têm percebido a mudança em cada um após cada ação.

  • “Temos observado nesse tempo, em que estamos fazendo o trabalho com eles, que uma das cargas mais pesadas que eles carregam é a dor da saudade”, comentou ele.
  • “Muitos não veem o filho crescendo, não estão ali próximo à família, às vezes, ficam dias ou meses fora de casa. Existem casos que atendemos de caminhoneiros que já estavam havia 3 meses, 4 meses ou até 6 meses viajando e só falam com a família por meio de ligação de vídeo. Então, para nós, é uma satisfação imensa levar auxílio físico e o auxílio espiritual através da literatura”, compartilhou o Pastor.
Depoimento de quem estendeu a mão:

Todos são diretamente beneficiados com as iniciativas, como garante a voluntária Elzilene Reis, profissional da área da saúde.

  • “Esse trabalho é muito importante, pois os caminhoneiros, muitas vezes, não têm tempo de cuidar da saúde devido a sua rotina de trabalho e enquanto estão no posto parados, esperando uma carga ou uma viagem, eles podem ser acolhidos por nós”, compartilhou ela.
  • “É uma classe muito esquecida, mas o Guardiões da Estrada tem levado mensalmente atitudes que demostram o amor de Jesus por eles. Aferir a pressão deles, realizar o teste de glicemia, orientá-los na área da saúde, é um prazer, pois é isso que Jesus faria em nosso lugar. Eu uso a minha profissão para expressar voluntariamente o amor de Jesus para com os caminhoneiros” disse.
Depoimento de caminhoneiros que foram alcançados:

Jadir, de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, estava de passagem, e na oportunidade, foi abordado pelos voluntários do projeto Guardiões da Estrada e convidado para participar do momento.

  • “Estou muito feliz de participar com o pessoal. Eles são super educados, tratam a gente super bem, fizeram oração. Foi maravilhoso. Me sinto muito satisfeito, recebi o jornal e o azeite para ungir meu caminhão. Para nós caminhoneiros, esse projeto é muito importante, é edificante, é uma coisa que aumenta a autoestima da gente como motorista. Não somos daqui, então, o projeto acolhe a gente. É muito bacana, é muito legal mesmo, estou saindo bonito porque vou cortar o cabelo”, comemorou ele.

Na ocasião, outro motorista, Rondinei Dias Pereira, também agradeceu pelo tratamento recebido.

  • “É a primeira vez que eu participo do projeto, estão de parabéns! Fiquei sabendo hoje que tem um projeto voltado para a nossa classe de caminhoneiros, fui abordado no meu caminhão aqui no posto Maracanã, falaram do projeto, eu resolvi participar, recebi a palavra e a oração do pastor”, comentou.

Por fim, Dielson (em foto ao lado), de Teresina, estado do Piauí também testemunhou os benefícios no dia.

  • “Estão de parabéns pela forma de incentivo e suporte para nós, para a classe de motorista de caminhão. Isso é muito importante, a gente chega na cidade e tem esse grupo, com esse propósito, para nos incentivar. Nos tornamos mais importantes para Deus e para a sociedade. É disso que nós estamos precisando, ouvir mais a Palavra de Deus, se entregar mais para Deus, a gente vai para a estrada, mas tudo é Deus que realiza. Ele que dá força para a gente subir e descer ladeira nessa rota de cada dia”, finalizou.
Anote:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo EVG do estado do Maranhão