Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe projeto nos moldes do Templo de Salomão

Confira a idealização da nova edificação promovida pela Universal

Imagem de capa - Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe projeto nos moldes do Templo de Salomão

Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma das cidades turísticas mais importantes do Brasil. E há um projeto de edificação muito especial sendo conduzido pela Universal na localidade.

O projeto:

Ao Portal Universal.org, o departamento de Engenharia da Universal anunciou: “hoje, a Igreja Universal, já fortemente presente na cidade, trará para Gramado um projeto especial para um novo Templo. O local escolhido fica situado na Avenida Borges de Medeiros, uma das principais da região central de Gramado. Além de proporcionar grande visibilidade e facilidade de acesso, o terreno está próximo a marcos importantes da cidade, como a Rótula das Bandeiras, que abriga a estátua do símbolo do tradicional Festival de Cinema de Gramado, e logo à frente do Lago Joaquina Rita Bier, que comporta alguns dos principais eventos e espetáculos da Cidade, como o Natal Luz. Em harmonia com a vocação turística de Gramado, a Igreja Universal desenvolverá o projeto de um marco arquitetônico e religioso que retratará o Primeiro Templo de Jerusalém, também conhecido como ‘O Templo de Salomão'”.

A origem do Templo original:

Quando os hebreus foram resgatados por Deus da escravidão no Egito, nos tempos de Moisés, o Altíssimo expressou que desejava habitar entre o Seu povo e, para isso, era necessário que se construísse o Tabernáculo, que teve os detalhes concebidos pelo próprio Senhor.

Posteriormente, o rei Davi desejou edificar um Templo nos mesmos moldes do Tabernáculo para honrar a Deus, que aprovou (1 Reis 6:1 e 1 Crónicas 28:11-19). Porém, a construção só foi iniciada pelo filho de Davi, o rei Salomão. Os detalhes dessa história podem ser encontrados no capítulo 6 de 1 Reis.

O Primeiro Templo possuía uma planta muito similar ao Tabernáculo (tenda que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel e local de guarda para a Arca da Aliança). O Templo, segundo as Escrituras, era dividido em pórtico de entrada, salas laterais e compartimentos superiores. No nível térreo encontravam-se os espaços principais, denominados “Santo” e “Santíssimo” ou “Santo dos Santos”, onde ficava abrigada a Arca da Aliança. Em sua materialidade, a construção original foi feita essencialmente em pedra e madeira, os pisos com assoalho de junípero (ou cipreste, segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. Ainda segundo os textos bíblicos, as paredes e o teto eram inteiramente revestidas em ouro (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29).

O Templo em Gramado:

Assim, as características do Templo descrito pela Bíblia servirão de base para o projeto idealizado em Gramado, porém, com um toque moderno que envolverá tecnologias da engenharia atual.

O projeto foi pensado com um circuito de visitação turística e contará também com uma esplanada. Além disso, haverá um espaço para café, um Jardim Bíblico, que contará com o passeio temático, e o Jardim das Oliveiras, que remete ao Jardim do Getsêmani, local bíblico em que o Senhor Jesus esteve antes de ser sacrificado (Mateus 26:36-46, Lucas 22:39-46).

“O programa do novo Templo contará, em seus espaços internos, com área de reunião, para aproximadamente 400 pessoas, e auditório, com aproximadamente 50 lugares, subsolo, para estacionamento de veículos, sanitários acessíveis e o Arca Center, espaço para que os visitantes possam adquirir souvenires e livros. O edifício ainda contará com três salas da Escola Bíblica Infantil para acolher as crianças durante o período das reuniões e também proporcionará espaço multiuso para desenvolvimento das atividades dos grupos da Igreja que atuam na disseminação do Evangelho além de contribuírem com a comunidade local em diversas áreas sociais”, acrescentou a Engenharia.

O departamento relembra, ainda, que, em 2022, foram mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas pelos programas sociais da Universal no Brasil e no mundo. Desse modo, o projeto idealizado pela Universal entra em harmonia com a cidade, o turismo local e os benefícios sociais, sempre tomando como base os valores bíblicos.

Assim, ficamos na expectativa com relação aos desdobramentos dessa belíssima obra.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: imagens ilustrativas do projeto/Engenharia IURD