Golpes financeiros prometendo retornos rápidos são cada vez mais comuns

Nos Estados Unidos, brasileiro foi preso e pode ficar detido por até 30 anos

Imagem de capa - Golpes financeiros prometendo retornos rápidos são cada vez mais comuns

Um brasileiro chamado Gutemberg dos Santos foi preso por autoridades dos Estados Unidos sob acusação de ter comandado um golpe que trouxe prejuízo de aproximadamente 100 milhões de reais em vários países. Ele realizava uma palestra motivacional no Panamá quando foi detido.

O esquema ficou conhecido como Airbit Club, mas, na verdade, era uma pirâmide financeira que se tornou uma fraude internacional e um meio para lavagem de dinheiro, usando como pano de fundo o Bitcoin (uma moeda virtual).

Infelizmente, sem ter consciência do que estava acontecendo, as pessoas que investiram dinheiro no negócio foram prejudicadas.

Caso Midas Trend

Recentemente, outro caso brasileiro prometendo retornos financeiros altos com criptomoedas (dinheiro digital, como o Bitcoin) terminou em problema. Os irmãos Devanney Vieira Santos e Deivanir Vieira Santos são suspeitos de ter levado o dinheiro de pessoas que acreditaram na empresa deles, a Midas Trend. Confira mais informações no vídeo abaixo, exibido pelo Domingo Espetacular, no dia 23 de agosto:

Não caia neste tipo de armadilha

Casos como esses geram o alerta de que é importante compreender alguns princípios básicos sobre finanças. Entenda que o dinheiro não pode ser criado como mágica. Ele simplesmente é transferido de uma mão para outra.

Este método de contabilidade se chama “partidas dobradas” e foi apresentado, no século 15 depois de Cristo, por um estudioso chamado Luca Pacioli, em um livro de matemática. Ele explica que todo dinheiro vem de uma conta origem e termina em uma aplicação do recurso financeiro. Portanto, se o dinheiro apareceu, ele veio de algum lugar.

Assim, uma das maneiras de se avaliar a veracidade de uma proposta de negócio é saber se ela realmente produz valor para a sociedade. Ela precisa entregar algo e não apenas promessas. Além disso, vale lembrar que o dinheiro é calculado em função do tempo, ou seja, é algo que não se constrói da noite para o dia. Desse modo, cuide para que você também não se torne uma vítima deste tipo de armadilha.

Congresso para o sucesso

Se você deseja receber orientações, à luz da Palavra de Deus, para a área profissional e financeira da sua vida, participe das palestras do Congresso para o Sucesso que acontecem toda segunda-feira, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

Você também pode ir a qualquer Universal. Encontre o endereço mais próximo de sua casa aqui.

imagem do author
Colaborador

Da redação / Foto: Getty Images