Gaslighting: Quem são suas vítimas?

Descubra o que é e como não ser afetado por ele

Imagem de capa - Gaslighting: Quem são suas vítimas?

Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário norte-americano Merriam-Webster, após ter o aumento de sua busca em 1740% no ano de 2022.

O que significa:

Segundo o dicionário, gaslighting significa “o ato ou prática de enganar alguém grosseiramente, especialmente para obter vantagem pessoal”. Mas em situações atuais é comparada à manipulação ou abuso emocional, uma violência psicológica.

Na prática:

“Um exagero”, “Você está ficando louca”, “Está vendo coisa aonde não existe”, são alguns dos muitos argumentos usados pelo abusador. Aqueles que têm esse tipo de comportamento, por muitas vezes, querem se livrar do seu erro levando o(a) seu(sua) parceiro(a) a acreditar que é o(a) culpado(a) por aquela situação.

Porque é importante:

No programa The Love School – Escola do Amor, da Record TV, os professores Renato e Cristiane Cardoso explicam a razão desta prática estar presente em tantos relacionamentos enfraquecidos:

  • “É uma pessoa manipuladora. Ela sabe que está errada, mas para não ser criticada, critica o crítico. Ela faz com que, aquela pessoa que ela enxerga como um impedimento para ela ser como é, ache que está errada. Isso é muito mais comum do que a gente imagina, e nem sempre a pessoa está consciente de que está fazendo isso”, comentam.

Encontrar uma saída para este problema pode parecer uma ideia distante, mas a Palavra de Deus nos leva a uma reflexão que pode fazer toda a diferença:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês!” (Ageu 1.5)

Abrir os olhos para aquilo que nos faz mal é o principal caminho para quem busca uma solução a qual de fato nos levará à felicidade.

  • “Deus nos chama a esta reflexão e apresenta a solução, um caminho melhor. E é isto o que a palestra [da Terapia do Amor] apresenta”, explicam.

Clique aqui e assista a transmissão completa.

Vá mais fundo:

Descubra o caminho que lhe apresentará a solução para a sua vida amorosa e familiar. Participe das palestras gratuitas da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras no Templo de Salomão ou busque uma Universal mais próxima de você. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock