Fragmentos de cerâmica com inscrições do tempo da Canaã bíblica são encontrados
O objeto foi descoberto em Tel Lachish, em Israel
Pesquisadores do Instituto Arqueológico Austríaco e do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém divulgaram um fragmento que possui uma inscrição alfabética do final da idade do bronze (foto acima).
O objeto foi encontrado em Tel Lachish, Israel, e tem aproximadamente 3.450 anos. Segundo as informações da equipe, ao site de notícias científicas Sci-News, algumas letras hebraicas puderam ser identificadas, mas os traços possuem influências egípcias. Entre elas, os caracteres “ayin”, “bet” e “dalet”. Eles acreditam que a palavra formada seria “escravo”.
Segundo o artigo acadêmico, a inscrição alfabética é a mais antiga encontrada do sul do Levante. Os pesquisadores acreditam que a escrita vai ajudar a compreender melhor a história do alfabeto primitivo e suas variações.
Tel Lachish é conhecida na Bíblia como Laquis e aparece destacadamente como uma cidade que foi destruída por Josué e o povo hebreu durante a conquista de Canaã (Josué 10). Por volta do século 7 antes de Cristo, ela foi destruída pelos assírios.
Saiba mais
Na plataforma Univer Vídeo, você encontra vários documentários e filmes que esclarecem sobre a temática bíblica. Entre eles: “Tetelestai” (que fala sobre o plano de salvação desde o Jardim do Éden até a ressurreição de Jesus Cristo), “Jeremias” (que conta a história do profeta que falou sobre a destruição de Jerusalém) e “A história de Gideão”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo