FJU Tocantins promove aulas de Jiu-jtsu e Muay Thai ao ar livre

A ação denominada “Tatame da Vida”, tem o objetivo de ensinar aos jovens superação, por meio do esporte. Saiba mais

Imagem de capa - FJU Tocantins promove aulas de Jiu-jtsu e Muay Thai ao ar livre

No dia 17 de março, o Projeto Esportes da Força Jovem Universal (FJU) de Tocantins, realizou no Parque dos Povos Indígenas, que fica na capital Palmas, mais uma ação “Tatame da Vida”.

Por que é importante:

O projeto Esportes da FJU incentiva a prática esportiva como ferramenta para ajudar o jovem a superar problemas de ordem emocional, como a ansiedade, a depressão e os vícios, e tirá-lo da ociosidade. Para tanto, promove aulas gratuitas de artes maciais e outras esportes.

A ação consiste em um aulão ao ar livre de aulas de jiu-jítsu e Muay thai, sempre realizado em praças ou parques.

Mas antes de subirem no tatame para aprender os golpes que irão derrotar o adversário, eles aprendem, por meio de uma palestra que é ministrada no local, como vencer e superar os problemas e desafios da vida. Por isso, o nome Tatame da Vida.

A vida é como um Tatame:
  • “A palestra frisa ensinar aos jovens que assim como no tatame aprendemos a lutar para ser um vencedor, a vida também é um tatame, por isso, temos que ser lutadores para enfrentar os problemas do dia a dia e vencer os pensamentos negativos que fala para desistirmos de lutar”, pontua o Pastor Carlos Silva, responsável pelo Projeto Esportes do estado de Tocantins.
  • O pastor Carlos ressalta que as práticas de artes marciais ajudam na formação emocional e psicológica do jovem, pois entre seus principais ensinamentos estão: disciplina, autocontrole, respeito ao próximo e a valorizar e respeitar à família.

Todos podem participar:

Certa de 60 jovens, com idade entre 15 e 26 anos, participaram da ação, entre eles tinham aqueles que já fazem parte da FJU mas também muitos que foram alcançados ali no local.

Vale destacar que o projeto Esportes, assim como as ações promovidas por ele, a exemplo do Tatame da Vida, é aberto para todos os jovens, mesmo que nunca tenha praticado nenhuma arte marcial ou qualquer outro esporte.

Desenvolvendo autoconfiança e disciplina:

Para o Pastor Carlos o esporte tem grande importância na vida dos jovens, pois possibilita que saiam da ociosidade e não tenham tempo para se envolver com as más amizades, que sempre exercem grande influência para que ele se enverede para o caminho das drogas.

Além disso, ajuda o jovem a ter autoconfiança e disciplina para a realização de seus sonhos, descobrir seus talentos e, não menos importante, ainda cuidar da saúde, ressalta.

Acompanhe a matéria exibida pelo Balanço Geral local:

Conheça a FJU:

Para saber mais sobre esse e outros projetos mantidos pela Força Jovem Universal (FJU) acesse o site:  www.forcajovemuniversal.com ou siga as suas principais redes sociais.

Participe também dos encontros semanais em um polo FJU mais próximo de você (confira aqui os endereços) e faça parte dessa galera!

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Cedidas