FJU: “Tarde da Juventude” reúne milhares de jovens no Templo de Salomão (SP)
Saiba como foi esse importante momento
Na tarde de domingo, 21 de dezembro, cerca de 10 mil jovens estiveram reunidos no Templo de Salomão, em São Paulo, para participar da “Tarde da Juventude”, evento promovido pela Força Jovem Universal (FJU). O momento também ocorreu em todo o País.
A importância do movimento
O encontro teve início às 14h e foi encerrado por volta das 16h30, marcando o encerramento das celebrações do Ano da Juventude. O evento destacou as transformações vividas pelos jovens ao longo de 2025, bem como as ações e atividades realizadas durante o período. Fé, união, celebração e comunhão deram o tom do encontro, que reuniu toda a FJU em um único propósito.

“2 para → 1”
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar” Atos 2:1
Durante os ensinamentos direcionados aos jovens, o Bispo Celso Júnior destacou que o maior “descarrego” não acontece apenas por meio de orações, mas, sobretudo, pela decisão pessoal de mudar de vida. Segundo ele, o “carrego” representa um peso espiritual que a pessoa traz consigo, e o verdadeiro “descarrego” ocorre quando esse peso é abandonado por meio de um arrependimento sincero.
Nesse ínterim, com base em Atos, o Bispo explicou que há uma parte que cabe ao ser humano antes da ação Divina.
- “Pedro estava dizendo para a gente: se arrepende e se batiza. Duas coisas. É com você. Depois, Deus faz a parte d’Ele”, afirmou, ressaltando o princípio do “dois para um”: duas decisões humanas para uma ação de Deus.
Inclusive, o Bispo Celso enfatizou que arrependimento não é apenas sentir culpa, mas reconhecer o erro, odiá-lo e decidir não repeti-lo. Segundo ele, muitos não avançam espiritualmente porque nunca se arrependeram de verdade, o que impede a atuação do Espírito Santo. Na oração final, o Bispo reforçou que a transformação depende da escolha individual.
- “Ele não vai fazer por você, mas vai te ajudar. É você quem decide”, disse, convidando os presentes a deixarem a “vida velha” no Altar e iniciarem uma nova trajetória.
Ao encerrar, ele destacou também que ninguém deve se prender ao passado ou se vitimizar.
- “A sua vida depende exclusivamente de você. Com Deus, tudo é possível ao que crê”, concluiu.

Uma decisão no Altar
Ainda durante a Tarde de Juventude, o Bispo Renato Cardoso – que participou do encontro trazendo uma mensagem de fé aos jovens – afirmou que muitas pessoas vivem sem direção porque ainda não tomaram uma decisão diante de Deus. Segundo ele, essa definição acontece no Altar, que simboliza a entrega total da vida ao Senhor.
Ele explicou que o Altar não é Deus em si, mas representa os “braços de Deus”, o lugar onde ocorre uma troca espiritual.
- “É onde a pessoa entrega o que é e o que tem, em troca do que Deus tem para ela. Você entrega a vida velha e recebe uma nova”, disse.
Ao falar sobre a Fogueira Santa, o Bispo Renato Cardoso ressaltou:
- “A Fogueira Santa é para você subir no Altar e fazer um pacto com Deus e com você mesmo. Uma decisão: eu quero mudar de vida”, explicou.
Segundo o Bispo, a transformação não acontece pela força humana.
- “Você sabe que, com a força do seu braço, não vai conseguir. Então, estende o braço para segurar a mão de Deus, e Ele te levanta”, afirmou.
Ele também destacou que o futuro depende da decisão individual.
- “Que tipo de vida, que tipo de ano você quer ter em 2026? Só você decide isso. Não é Deus (…) a responsabilidade é sua. Para o bem ou para o mal, para melhor ou para pior.”
O pedido e o sacrifício
Ao orientar sobre como viver a Fogueira Santa, o Bispo explicou que o primeiro passo é saber exatamente o que pedir. Para aqueles que ainda não receberam o Espírito Santo, ele foi direto:
- “Se você não tem o Espírito Santo, não peça mais nada. Peça apenas o Espírito Santo. É o maior pedido que você pode fazer.”
Ele também orientou que o pedido deve ser único e específico. Ademais, o Bispo Renato esclareceu que Deus não busca dinheiro, mas a entrega da vida.

Definição e propósito eterno
“E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.” Atos 7:58
Na sequência, baseado em Atos, o Bispo Renato destacou a importância de o jovem definir a quem e para quê vai servir. Ao citar a história de Saulo, que mais tarde se tornaria o apóstolo Paulo, ele afirmou que a religião, sem fé verdadeira, pode cegar as pessoas.
Segundo ele, a fé verdadeira não está ligada à religião, mas à Palavra de Deus e destacou que Deus sempre escolheu pessoas de diferentes idades para cumprir Seus propósitos, com especial ênfase nos jovens.
- “O jovem tem uma vantagem: força, disposição para aprender e disposição para fazer o que for preciso.”
Ele afirmou ainda que ninguém vive sem servir a algo ou alguém. Em suma, o Bispo ressaltou que o maior propósito do servo de Deus é ganhar almas, pois esse é o único trabalho com resultado eterno.
Ao compartilhar seu testemunho pessoal, o Bispo Renato contou que, aos 17 anos, deixou a casa dos pais, a empresa da família e os estudos para servir a Deus. Logo adiante, ele afirmou que servir a Deus é uma decisão definitiva.
2026: o Ano do IDE
Ao final do encontro, 2026 foi apresentado como o Ano do IDE, com base no chamado bíblico contido em Marcos 16:15: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
A mensagem destacou que será um período marcado pelo envio de mais jovens e obreiros à obra evangelística em diversas partes do mundo, algo que não acontecia há muito tempo na Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo a pregação, esse envio será guiado pela direção do Espírito Santo.

O que disse o Bispo Celso sobre o momento
Em conclusão, o Bispo Celso Júnior disse que foi uma tarde excelente, momento de encontrar amigos e a família da fé.
- “Muitos se batizaram nas águas, outros receberam o Espírito Santo, e foi um momento importante para encerrar com chave de ouro o ano da juventude. A mensagem que o Bispo Renato deu sobre o ‘IDE’ é o mais importante para os jovens terem a disposição de servir a Deus, onde e como Ele quiser…”, finalizou.
Depoimento de quem esteve presente
Giovana Rodrigues foi uma das jovens presentes durante a Tarde da Juventude. Na oportunidade, ela compartilhou o desafio que superou nesse ano da juventude:
- “Superei muita mágoa. Eu tinha muitos problemas com a minha família, principalmente com o meu pai. Eu fiquei nove meses sem falar com ele, morando na mesma casa, até que eu decidi perdoar e foi um peso que saiu de mim. Foi muito marcante para mim.”
- “A minha relação com meu pai está muito melhor do que era antes. E eu posso ver que ele é meu melhor amigo. Eu converso muito com ele, o amo muito. Me sinto muito feliz por ter superado isso, ter tirado esse peso de mim. Foi muito bom mesmo.”
Outra jovem, Isabela, também fez questão de dizer que foi um ano de muitos acontecimentos.
- “A mensagem falou muito comigo hoje, principalmente para começar com Deus meu 2026.”
Ademais, Thierry Ferreira Moraes compartilhou durante o encontro que o momento mais inesquecível do Ano da Juventude para ele foi o Mega Dance 2025.
App da Bíblia Fiel
Por fim, acompanhe os versículos mencionados nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.
Android – Clique aqui e faça o download agora!
IOS – Clique aqui e faça o download agora!
(*) Colaborou Débora Picelli e Millena Ribeiro
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo