FJU realiza formatura de 350 alunos de cursos gratuitos em Uganda
Programa social ofereceu aulas de economia, web design, sonorização e mais
No dia 4 de junho, a Força Jovem Universal (FJU) realizou a cerimônia de formatura de 350 alunos que concluíram os cursos de capacitação oferecidos, gratuitamente, pelo programa social em Kampala, capital de Uganda. O evento contou com a presença de cerca de 950 pessoas, entre familiares e amigos dos formandos.
A iniciativa teve início no ano passado, durante as férias escolares dos jovens, quando a FJU observou a necessidade de amparar a juventude, oferecendo conhecimentos básicos em diferentes áreas profissionais que pudessem ajudar, tanto na educação como na renda familiar.
Desta vez, aproximadamente 500 pessoas se inscreveram nos cursos e 350 alunos concluíram. Apesar do apoio da FJU, as aulas tiveram participantes com a faixa etária entre 18 e 50 anos.
Com três meses de duração, as aulas ocorreram entre 27 de fevereiro e 31 de maio, quatro vezes por semana, sendo ministradas por voluntários do programa social.
Dentre os cursos oferecidos pela FJU estão: desenho arquitetônico, sonorização, web design, música, libras, culinária geral, inglês, cabeleireiro, panificação, economia e gestão e computação.
“Existe uma sede de conhecimento e educação por parte de muitos, mas este acesso tem um custo muito alto. Com isso, muitos pais e jovens vivem deprimidos por não terem condições de ter uma educação adequada. Por meio deste trabalho social, a esperança e sonhos de muitos foram avivados, jovens que estavam ociosos e sem um rumo na vida tiveram uma oportunidade”, explicou o responsável pela ação, Guilherme da Silveira.

Na cerimônia de formatura, os alunos receberam declarações simbólicas de conclusão e desfrutaram de uma sessão de fotos e do bolo, preparado pela turma de culinária. O evento também teve apresentações de música e teatro por parte do projeto Cultura da FJU.
O responsável pelo bairro Nakasero esteve presente e deu uma palavra de abertura, falando positivamente da importância do trabalho social para a comunidade. Alguns estudantes também deram seus depoimentos agradecendo o apoio do programa social e relatando que conseguiram empregos ou começaram a empreender.
A jovem Birunji Annet, de 22 anos, havia terminado o ensino médio, mas vivia triste por ver seus colegas ingressarem para a faculdade, e ela não ter condições financeiras. Ela disse que não achava que algum dia teria a oportunidade de fazer um curso na vida. Com as aulas de cabeleireiro e culinária geral, abriu o seu próprio negócio e contou que já têm muitos clientes. Enquanto falava no evento, chorou com sua mãe e disse: “Estas não são lágrimas de tristeza, mas de grande alegria”.
Criada pela Igreja Universal do Reino de Deus, a Força Jovem Universal atua em favor da juventude sem perspectiva de vida. Somente no ano passado, 1.868.958 jovens foram assistidos pelo programa social no exterior.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo