Rede aleluia
FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 9 de janeiro de 2020 - 12:40


FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará

Falar do Amor de Deus com uma pessoa que está sofrendo é essencial para afastar todo desejo negativo

FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará

No último dia 5 de janeiro, o grupo Força Jovem Universal (FJU), da cidade de Horizonte, no Estado do Ceará, esteve em uma das principais praças da cidade espalhando cartas com mensagens de amor e superação. A ação é uma das iniciativas do Projeto Help que visa despertar o valor à vida.

Em pouco tempo, diversas pessoas que passavam pelo local leram as mensagens e tiveram a oportunidade de desabafar com um dos voluntários do FJU que prestavam atendimento. Assim, através de uma mensagem de fé puderam sentir o imenso Amor de Deus invadir seu interior e afastar todo desejo negativo que os afligiam.

Jovens são principal alvo

Estudos mostram que no Brasil, ao contrário do que acontece no mundo, houve um aumento de suicídios. A taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015, informa pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Os sete pesquisadores da Unifesp utilizaram dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade) para chegar às conclusões. Eles apontam a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio como as principais razões para esse aumento.

Salvando vidas

A depressão é uma das principais causas e o fator de risco para o suicídio. Por isso, os voluntários do FJU acreditam que iniciar uma conversa e dialogar com as pessoas que estão sofrendo é essencial para salvar vidas.  Oferecer suporte espiritual e se mostrar à disposição são as melhores soluções.

Contudo, não é apenas a pessoa que abre seu coração que se beneficia. De acordo com estudos realizados, todos ganham. Ao ouvir os desabafos de uma pessoa, o ouvinte não está fazendo apenas uma boa ação, mas também tendo a oportunidade de aprender com ela. Por meio das vivências de terceiros é possível conhecer novas situações, reações, sentimentos, o que pode ser muito enriquecedor.

O grupo FJU está presente em todo o Brasil e em mais de 120 países, onde há uma Universal. Diariamente, os voluntários dedicam parte do seu tempo para alcançar jovens com depressão, desejo de suicídio e automutilação. Para saber mais, clique aqui, ou envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 4200-0034.


FJU realiza ação contra o suicídio na cidade de Horizonte, no Ceará
  • Cesar Gonçalves / Fotos: cedidas 


reportar erro