FJU: jovens participam de imersão no Teatro Amazonas em ação do Projeto Universitários

Saiba como foi a iniciativa que destacou a importância da preservação do patrimônio e da valorização da identidade cultural do povo amazonense

Imagem de capa - FJU: jovens participam de imersão no Teatro Amazonas em ação do Projeto Universitários

Considerado um dos marcos culturais mais importantes do Brasil e um símbolo histórico do período áureo da borracha na região amazônica, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, durante o ciclo da borracha, quando a cidade estava extremamente rica graças à exportação de látex.

Tendo como base a importância do local, a Força Jovem Universal (FJU), por meio do Projeto Universitários, esteve no Teatro Amazonas, localizado em Manaus, na capital, para proporcionar aos jovens uma atividade voltada ao conhecimento histórico e cultural.

Como foi

A visita aconteceu em meados de janeiro e contou com a participação de 26 jovens da FJU. Durante cerca de duas horas, eles tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória completa das instalações e explorar suas diferentes áreas, desde a varanda até o salão nobre — uma bela sala decorada com vários quadros da época da borracha e outros artísticos — e a sala de espetáculos.

A atividade foi aberta tanto para jovens que já participam regularmente dos encontros e reuniões da FJU, quanto àqueles que estavam chegando pela primeira vez.

Conhecimento histórico e cultural aos participantes

Durante o passeio, o guia compartilhou conhecimentos sobre a construção do teatro e explicou como ele vem sendo preservado em sua originalidade ao longo do tempo.

Ele também mostrou como a elite do século XIX buscava transformar Manaus em uma “Paris dos Trópicos”, utilizando materiais importados, como lustres e obras de arte.

Além disso, o passeio despertou nos jovens a curiosidade de pesquisar mais sobre a história do Amazonas, assunto frequente em concursos e vestibulares do estado.

Uma experiência inesquecível

Ao final da ação, todos saíram com compreensão da história e do patrimônio de Manaus.

Inclusive, Samuel Michiles Barros, de 16 anos, foi um dos jovens presentes durante a visita ao teatro. Na oportunidade, ele disse:

  • “Faço parte da FJU e a visita ao Teatro Amazonas foi incrível. O que mais me impressionou foi o lustre, que reproduz a Torre Eiffel visto de baixo. Essa visita inesquecível me fez valorizar a história do teatro, símbolo da riqueza da época e do repouso de barões e baronesas. Manaus é minha cidade, e tenho orgulho de ser manauara.”

Já a jovem Geiciane Fernandes da Silva, de 15 anos, também fez questão de compartilhar sua experiência. Ela disse:

  • “Minha experiência no Teatro Amazonas foi muito legal e especial, pois foi a primeira vez que fui a um teatro”, finalizou ela.

Objetivo dessa ação

De acordo com o responsável pela Força Jovem Universal (FJU) no estado do Amazonas, Pastor Jonatas Pereira Carrenho, a necessidade da ação surgiu a partir da percepção de que muitos jovens queriam conhecer pontos turísticos do estado, mas não tiveram a oportunidade em virtude de:

  •  ausência de transporte;
  • falta de conhecimento de como realizar esse tipo de passeio;
  • timidez de ir sozinho etc.

“Iniciamos esse tipo de trabalho e, além disso, fazemos com que os próprios jovens da FJU participem, de forma dinâmica, interagindo tanto com os que já estão conosco quanto com os que estão chegando agora”, disse ele.

No geral, o Pastor Jonatas comentou que fazer um passeio no teatro foi uma imersão rica da cultura e na identidade.

  • “Para mim, momentos como esse fortalecem mais o propósito da FJU que é ganhar almas. Ainda mais neste ano, que é o ano do IDE, devemos usar todas as ferramentas possíveis para trazer os jovens para os caminhos do Senhor Jesus.”
Anote

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Samuel Barros - Mídia da FJU do estado do Amazonas