“Fiquei preocupado quando descobri o passado da minha noiva”

Imagem de capa - “Fiquei preocupado quando descobri o passado da minha noiva”

O aluno Adilson escreveu para os professores Renato e Cristiane Cardoso para falar da situação difícil que vive com a noiva, que escondia dele coisas do seu passado. Ele descobriu que ela teve diversos relacionamentos com contato sexual antes de namorar com ele. Agora, ele quer saber se deve ou não se casar com ela. Os professores dizem que os acontecimentos descobertos abalaram a relação e, por isso, devem ser levados em considerados na decisão dele. Afinal, pode ser que ele não consiga lidar com as atitudes prévias dela. O casal ainda fez outro alerta: que a noiva do aluno também faça as pazes com seu passado.

ADILSON – Vivo uma situação difícil com minha noiva. Fiquei preocupado com o passado dela. Ela escondia muitas coisas de mim e com o tempo fui descobrindo por conta própria. Conversei com ela e ela me disse que já teve seis relacionamentos e que eles envolveram sexo. Me caso com ela depois de saber disso? Apesar de tudo, eu a amo muito.

RENATO – Se isso está lhe abalando, você deve considerar tais fatos em sua decisão. O que ela fez não significa que não poderá ser uma boa esposa para você, mas, se isso o incomoda, você talvez poderá ser um mau marido. Você estará sempre desconfiado, pensando por que se casou com uma mulher que já esteve com seis homens na cama e que tudo poderia ter sido diferente. Se você acha que não é capaz de administrar o passado dela, é melhor terminar o noivado, porque isso poderá se tornar um problema sério.

CRISTIANE – Às vezes, as pessoas ficam tentando esconder o passado, como a sua noiva fez, e isso só piora a situação com o parceiro. Custou tanto para que você descobrisse quem ela é, conhecesse o passado dela (de onde ela vem, o que aconteceu com ela, o que ela passou, etc.) e agora você tem medo, claro. Você ainda deve estar pensando se ela realmente lhe contou tudo. Esse é o problema de quem esconde o passado: cedo ou tarde a outra pessoa vai descobrir e, então, vai ficar questionando se há outros segredos que possam não ter sido revelados. Você demorou anos para descobrir uma coisinha e ficou traumatizado. Imagino que sua noiva nem vai mais querer lhe contar outro segredo, caso ela ainda tenha mais algum.

RENATO – A pessoa acha que se contar para a outra as coisas pelas quais já passou vai perdê-la ou espantá-la. Mas ao não fazer isso o efeito acaba sendo pior: ao tentar esconder um erro ela acaba cometendo outros e um deles é gerar desconfiança no parceiro. Não se deve entrar em um relacionamento sem antes fazer as pazes com o passado, senão ele será um problema para sempre. A pessoa que vive isso tem que aprender a fazer as pazes com seu passado, seja ele qual for, pois ele é inseparável dela. Se ela não souber lidar com esse passado nem tirar proveito dele, certamente vai continuar refém dele. Isso quer dizer que temos que saber interpretar nosso passado, pois isso nos dá condições de olhar para o futuro e ter uma nova vida, por mais negativo que ele tenha sido. Isso é o que sua noiva deveria ter feito ou que ainda deve fazer.

CRISTIANE – Se a sua noiva teve esse problema de ficar escondendo ou omitindo o passado, é porque ela não fez as pazes com ele. Isso ainda está bem vivo dentro dela. Quando nós estamos bem e resolvemos o passado não temos problemas para falar dele. Quantas vezes eu e o Renato já falamos de situações que passamos em nosso casamento? Muitas. Isso não nos constrange porque estamos bem resolvidos. Não temos mágoa nem temos vergonha dele – pelo contrário, vemos os problemas que passamos como um benefício e hoje estamos ensinando a todos a lidarem com os problemas no relacionamento. Então, Adilson, se a sua noiva não consegue falar do passado para as pessoas que precisam saber dele, aquelas que estão ao lado dela e serão afetadas por ele de alguma forma, é porque ela também está precisando de cura interior. Não é evitando falar de algum assunto do passado que ela ou você vai eliminá-lo. Não adianta ela tentar escondê-lo, pois ele está bem vivo dentro dela.

RENATO – Meu conselho para você, Adilson, caso você decida continuar com ela é: a primeira condição é você aprender a lidar com o passado da sua noiva; e a segunda é que ela se torne uma pessoa mais confiável para você. Mas um grande ponto de interrogação que ficou é: será que existe ainda algum segredo entre vocês? Para que vocês consigam prosseguir, tudo deve ser deixado bem claro. Meu conselho é que você não continue com esse noivado.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images