‘Fique Atento aos Sinais’ combate violência contra idosos em 1,8 mil localidades brasileiras

Mais de 47 mil denúncias de violência cometidas contra pessoas idosas foram feitas nos primeiros cinco meses de 2023

Imagem de capa - ‘Fique Atento aos Sinais’ combate violência contra idosos em 1,8 mil localidades brasileiras

Neste final de semana, ocorrerá a 7ª edição do evento “Fique Atento aos Sinais” — iniciativa do programa social Calebe Universal para conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa —, em 1.830 localidades diferentes nos 26 estados e no Distrito Federal, além dos países Botsuana, México e Panamá.

Mais de 47 mil denúncias de violência cometidas contra pessoas idosas foram feitas ao Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), somente nos primeiros cinco meses de 2023, sendo que cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação de direitos. Foram contabilizadas cerca de 282 mil violações, como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material.

O “Fique Atento aos Sinais” contará com o apoio de 15,9 mil voluntários que estarão mobilizados em todo Brasil, levando a conscientização sobre a violência contra os idosos por meio de passeatas em locais públicos e exposição de faixas informativas em semáforos. A estimativa é alcançar mais de 130 mil pessoas.

O responsável pelo Calebe, Valter Pereira, explica que a campanha “Fique Atento aos Sinais” busca conscientizar sobre o respeito e a atenção para com a pessoa idosa. “Por meio desse evento, muitos idosos que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência física ou verbal estão sendo ajudados”.

“O papel do Calebe é ajudar e acolher esses idosos que passam ou passaram por situações de agressão, levando a eles o cuidado e todo suporte necessário. Esperamos neste ano conscientizar também a população a não se calar perante qualquer ato de violência”, ressalta o responsável.

O evento também oferecerá, em algumas localidades, atendimentos gratuitos com advogados, psicólogos e assistentes sociais, que estarão disponíveis para orientar e esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, inclusive como e onde denunciar casos de agressão.

“Nós vemos que muitos idosos não são bem tratados em nossa sociedade atual. Existe um desprezo até mesmo, em alguns casos, no próprio âmbito familiar. Então, esse evento tem a importância de abrir a mente das pessoas, fazer os idosos entenderem o direito que eles possuem e procurar exigi-los”, diz a advogada Maria José, que é voluntária do Calebe no estado do Ceará.

Em São Paulo, os voluntários do Calebe Universal promoverão a campanha “Fique Atento aos Sinais” neste sábado (24), às 9h da manhã, na Avenida Paulista. Haverá movimento para conscientização sobre o tema e também atendimentos gratuitos com advogados.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social proporcionou mais qualidade de vida a 2.626.473 idosos brasileiros em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom