Filtre o que nasce em seu coração

Você não pode controlar seus sentimentos, pensamentos e desejos, mas tem o poder de decidir o que permanece em você

Imagem de capa - Filtre o que nasce em seu coração

A Palavra de Deus possui uma riqueza tão grande de detalhes que, às vezes, alguns passam despercebidos. Em Jeremias 17:10, por exemplo, está escrito que o profeta foi usado para transmitir as seguintes Palavras do Altíssimo: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo as entranhas; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

Esse versículo por si só já esclarece como Deus nos avalia minuciosamente, tanto para ser justo conosco quanto para nos advertir sobre o que precisamos corrigir e, assim, não sermos condenados (1 Coríntios 11:32). Mas a mensagem vai além.

O profeta Jeremias escreveu seu livro em hebraico e, na tradução, há uma palavra que aparece ajustada em algumas versões do nosso idioma: em vez de “entranhas”, a expressão presente no texto original é כְּלָיוֹת, cuja tradução é “rins”.

Do físico e do espiritual

Explicando de maneira simplória, o coração tem a função de bombear o sangue por todo o corpo humano e distribuir oxigênio e nutrientes; já os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar os resíduos tóxicos. São dois órgãos completamente diferentes e com funções interligadas que são vitais.

Outro ponto a se considerar é que para esquadrinhar algo é necessário utilizar uma pequena ferramenta, que pode variar de formato, para medir os ângulos, as distâncias e as inclinações de um projeto. Essa expressão é utilizada na Bíblia para revelar como Deus observa cada detalhe do nosso enganoso coração (Jeremias 17:9).

Quem está atento à Palavra conhece as artimanhas do coração e sabe que devemos estar vigilantes, pesando, ponderando, avaliando, recalculando e racionalizando tudo aquilo que nasce no coração e pode ser bombeado em nossa vida. E o Senhor prova os rins porque não podemos controlar o surgimento de sentimentos, desejos e pensamentos, mas podemos e devemos ir no mais íntimo do nosso ser para filtrar tudo que há ali, eliminando o que é tóxico e que pode colocar a Salvação da alma em risco.

Cuidado com a insuficiência!

Quando há insuficiência renal, ou seja, quando o rim não consegue cumprir a sua função, há diversas complicações à saúde do corpo, inclusive a pessoa pode morrer. E o mesmo pode acontecer com quem não submete o seu coração a um filtro – tanto porque deixar que a vida seja regida pelo coração pode levar a consequências ruins quanto pelo fato de não passar na prova de Deus.

Desde a queda do homem, quando Adão e Eva comeram do fruto proibido (Gênesis 3), a inclinação natural do ser humano é ceder àquilo que satisfaz a carne, é reclamar do que se vive ou deixa de viver e acreditar que o slogan da vida deve ser “siga o seu coração”, afinal de contas isso passa a sensação de que se tem o controle da própria existência. Mas, sejamos sinceros: se você não controla as inclinações do seu coração, como será capaz de controlar qualquer outra coisa?

Mesmo que você seja cristão ou que já tenha sepultado a sua velha criatura no batismo nas águas e mesmo que você tenha sido batizado com o Espírito Santo, você ainda tem a responsabilidade de filtrar suas intenções, seus achismos, suas convicções e, assim, eliminar tudo aquilo que é tóxico. Porque assim como o sangue que corre em suas veias se renova periodicamente e o processo de filtragem nos rins acontece constantemente, você precisa estar sempre em autoavaliação espiritual.

Qual deve ser o critério?

O Texto Sagrado também orienta quanto a isso em diversos trechos, como em Filipenses 4:8, em que é ensinado: “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. E se você é totalmente incapaz de filtrar suas inclinações, talvez seja porque ainda precisa de um “transplante de espírito”, deixando sua velha criatura e permitindo que Deus faça morada em você. É preciso identificar e eliminar o que é tóxico, deixando que o Espírito de Deus faça fluir em você e através de você o que condiz com Ele.

Exercício diário!

Deus conhece as inclinações do nosso coração e é por isso que, apesar de esquadrinhá-lo com afinco, o que Ele coloca à prova é o nosso filtro. Então, quais são os sentimentos, desejos e pensamentos que você tem permitido que passem pelo seu filtro? Diante de cada situação, se avalie: qual é a minha intenção? O que realmente quero com o que estou falando ou fazendo? Qual é a raiz desse desejo? Isso será um oxigênio para a minha vida ou será uma toxina que poderá me levar à morte eterna?

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: GettyImages